Energia elétrica restabelecida na tarde de hoje (12) no campus I da UFPB

A Prefeitura Universitária (PU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido no campus I, em João Pessoa, desde o início da tarde de hoje (12). Desse modo, as atividades acadêmicas e o expediente administrativo funcionam normalmente desde então.

A PU havia programado desligamento das 5h00 às 8h30 desta quinta, para a realização de podas preventivas nas árvores, a fim de evitar acidentes com possíveis quedas de galhos ou até mesmo de árvores, por causa de fortes ventos e chuvas na cidade. Mas, na madrugada, por volta das 4h30, o serviço foi cancelado, justamente por conta do tempo na capital paraibana.

"Logo depois, mais ou menos às cinco horas, quedas de galhos atingiram a rede, ocasionando a falta de energia elétrica e a queima de algumas peças, uma delas localizada ao lado da Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no complexo de edifícios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB”, explica o prefeito João Marcelo Macedo.

Mesmo assim, foram realizadas todas as podas necessárias, em áreas mais críticas. “Aparentemente, agora, não há pontos que podem provocar novos acidentes. Mas estamos falando de uma rede de alta tensão, em uma universidade inserida em uma mata fechada. Então, são possíveis novas faltas de energia elétrica por conta de ventos e de chuvas”, alerta o prefeito universitário.

Um mutirão para outras podas está planejado para ocorrer neste sábado, 14 de julho. Se for necessária a suspensão de energia elétrica, a comunidade universitária será comunicada. “A equipe programou e realizou várias podas durante o recesso acadêmico. Mas, infelizmente, não conseguimos fazer aquelas que precisavam de desligamento de energia elétrica porque, para isso, seriam necessárias duas equipes de prontidão: a que liga e desliga o fornecimento de energia e a que poda. Devido a demandas urgentes dos Centos de Ensino, não foi possível”, justifica João Marcelo.

Segundo a PU, a poda de árvores é essencial para a segurança da comunidade universitária e dos bens públicos da instituição. Geralmente, não ocorre nos finais de semana porque os os servidores e trabalhadores terceirizados da UFPB trabalham de segunda a sexta. “Aos sábados, ocorre somente em regime de emergência, com pagamento de hora extra”, esclarece o prefeito universitário.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone da Divisão de Serviços Gerais da PU: (83) 3216-7015.

ACS | Pedro Paz