Entidades da UFPB repudiam concurso realizado pela organização do XXI Erecic

Diversas entidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) manifestaram repúdio ao concurso Eregata 2018, promovido pela organização do XXI Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Erecic) - evento que será realizado, neste ano, na universidade.

O concurso propôs descontos no valor das inscrições de mulheres cujas fotografias fossem as “mais curtidas” em uma rede social. Além do desconto, as três vencedoras “deverão subir ao palco na festa a fantasia do XXI Erecic PB 2018 e representar o que elas fazem de melhor”.

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPB também assina o documento, por decisão unânime, depois de votação ocorrida na reunião de 28 de fevereiro.

Diz a nota na íntegra:

Vivemos em uma sociedade em que, diariamente, as mulheres são objetificadas e em que sua aparência importa mais do que outros aspectos que as definem enquanto indivíduos. Sabemos que a objetificação do corpo feminino traz consequências danosas. Um exemplo claro é a esteriotipação da mulher, trazendo padrões estéticos irreais e, consequentemente, a depreciação de mulheres que não atendem a esses padrões.

Dessa forma, a comunidade acadêmica da UFPB vem expressar repúdio contra a organização do XXI Erecic, que realizou o concurso Eregata 2018, oferecendo desconto de 75%, 50% e de 25% no pacote de inscrição das meninas vencedoras do concurso, ainda sendo necessário “subir ao palco (...) e representar o que elas fazem de melhor” na festa a fantasia que ocorrerá no evento.

O ambiente acadêmico, que deveria ser um espaço de interação e construção, sustenta a violência contra a mulher em seus mais diversos aspectos. Segundo pesquisa do Grupo de Pesquisa em Gênero e Mídia (GEM) da UFPB, 70% das mulheres universitárias afirmam já terem sofrido algum tipo de violência em espaços acadêmicos. Com isso, não podemos deixar passar despercebidas práticas que sustentam as diversas formas de violência, em qualquer espaço.

Assim, acreditando que esse concurso vem sustentar a objetificação e esteriotipação da mulher, não podemos nos calar diante de uma atitude que reforça aquilo contra o qual lutamos diariamente.

Por espaços dentro e fora da academia que respeitem nossos corpos e mentes, assinam:

Centro Acadêmico de Biologia
Centro Acadêmico de Ciências Sociais
Centro Acadêmico de Economia
Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental
Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Centro Acadêmico de Filosofia
Centro Acadêmico de História
Centro Acadêmico de Jornalismo
Centro Acadêmico de Psicopedagogia
Centro Acadêmico de Rádio e TV
Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional