Equipe da UFPB é destaque em competição internacional

Estudantes da Faculdade de Direito se destacaram no Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos nos Estados Unidos; competiram com 26 países

Dois alunos da Faculdade de Direito da UFPB se destacaram na Competição do Tribunal Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos nos EUA, organizado pela Washington College of Law, American University e copatrocinado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos OEA.

Para a primeira fase da competição, a equipe da UFPB elaborou um memorial de defesa do Estado de 43 páginas, a partir do caso hipotético a ser analisado. A excelência do material escrito produzido possibilitou a UFPB avançar para a segunda fase (rodadas orais) e ser escolhida por mérito num processo seletivo com diversas Universidades do mundo. A sustentação oral, etapa mais difícil da Competição, teve lugar em Washington D.C. Foram selecionadas 111 equipes de 26 países diferentes que representavam as Américas, África, Europa e Ásia-Pacífico.

A equipe da UFPB é composta pelo professor Luciano Mariz Maia (supervisor/orientador), pela professora Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega (treinadora/orientadora), e pelos alunos da graduação em Direito Sarah Delma Almeida Vasconcelos e Yulgan Tenno de Farias Lira.

Participaram da rodada oral em Washington a professora Flavianne Nóbrega, os alunos Sarah Vasconcelos e Yulgan Farias Lira. O trabalho inédito da UFPB foi destaque em todas as rodadas orais da Competição. Para cada rodada oral havia uma estratégia específica a depender do memorial elaborado pela Universidade adversária. Desta forma, a equipe da UFPB optou pela concentração na biblioteca da Washington College of Law, aberta 24 horas, com um enorme acervo à disposição.

O professor Luciano Maia, mesmo à distância, em Sorbonne-Paris, orientou os alunos, dando suporte teórico e incentivando-os a cada novo desafio.

Além de ter competido com uma equipe brasileira, os alunos enfrentaram as Universidades vencedoras do melhor memorial em espanhol, a Universidade Bolivariana da Colômbia, e o melhor memorial em inglês, a Universidade de Ghent da Bélgica.

Enfrentaram equipes veteranas premiadas e foram sabatinados na rodada oral avançada por Hilaire Sobers da Comissão Interamericana de Direitos Humanos,

PREMIAÇÃO

Em reconhecimento ao trabalho realizado, foi oferecida à equipe da UFPB bolsa parcial do curso de especialização organizado pela Academia de Direitos Humanos e Direito Humanitário da Washington College of Law.

Como fruto acadêmico, a aluna Sarah Delma, concluinte do curso de Direito (UFPB) e Relações Internacionais (UEPB), foi convidada a publicar suas duas monografias de final de curso numa coletânea internacional organizada por Silvia Maria da Silveira Loureiro, referência em Direitos Humanos, orientada pelo Juiz do Tribunal Internacional de Justiça, Antônio Cançado Trindade.

Já o aluno Yulgan Tenno irá aproveitar a bolsa parcial da especialização oferecida pelo desempenho da equipe na competição do tribunal do simulado. Matriculou-se como aluno da American University para o curso sobre Direitos Humanos e Justiça Internacional de Antônio Cançado Trindade e o curso sobre Impunidade e Justiça de Silvia Steiner, juíza do Tribunal Penal Internacional.

O desempenho da equipe da UFPB irá abrir o canal de cooperação e mobilidade internacional com a Washington College of Law e com outras universidades, para qualificar os alunos e professores, que, no futuro, podem ser elegíveis para estágios e trabalhos na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Na foto: Flavianne Nobrega- Sarah Delma - juiz Hilaire Sobers -Yulgan Tenno

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria