Equipe UFPBaja conquista o tricampeonato do Nordeste

Alunos de cursos do Centro de Tecnologia e Centro de Energias Alternativas Renováveis ficam com o 1º lugar geral na etapa realizada em Camaçari (BA)

Pela terceira vez, a Equipe UFPBaja sagrou-se campeã da etapa Baja SAE Nordeste, na edição 2012 realizada de 9 e 11 de novembro, em Camaçari (Bahia), e pelo segundo ano consecutivo com o protótipo denominado ‘Inexorável’. Atualmente, é o grupo de universitários que concentra o maior número de títulos na competição, por ter obtido o primeiro lugar também em 2009 e 2011.

Formada por 18 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Produção Mecânica (ambos do Centro de Tecnologia-CT) e de Elétrica (Centro de Energias Alternativas Renováveis-CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a UFPBaja conquistou, além do 1º lugar geral, as categorias de Melhor Projeto com 212.14 pontos, Suspension & Traction com 80.00 pontos e Campeão do Enduro com 400.00, totalizando 822.52 pontos. Dessa feita, os universitários paraibanos disputaram o título com outras 14 equipes de sete estados nordestinos.

Este ano, a etapa regional registrou ainda uma dobradinha da Paraíba, com os dois primeiros lugares no podium: a Equipe Parahybaja da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terminou em 2º lugar no geral, somando 711.669 pontos.

O primeiro campeonato conquistado pela equipe do Centro de Tecnologia veio em 2009 com o protótipo ‘Indubitável’, também naquela cidade baiana. Em 2011, na mesma localidade, o grupo obteve o bicampeonato com o modelo ‘Inexorável’, que somou 776,88 pontos no cômputo geral.

O veículo Baja é um protótipo projetado e construído por estudantes de engenharia com a finalidade de disputar competições promovidas pela SAE Brasil e pela SAE Internacional. A SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil surgiu em 1991, não tem fins lucrativos e reúne pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) com a missão de difundir técnicas e conhecimentos relacionados à tecnologia da mobilidade em suas diferentes formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Agência de Notícias da UFPB - Ascom CT, com informações do Marketing da UFPBaja