Equipes do CI criam soluções tecnológicas contra a corrupção

As equipes MITWarriors e Folha Limpa, integrada por alunos e um professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB), estão entre as 10 melhores que participaram, no último fim de semana, da terceira edição do HACKFEST 2017, realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, e promovida pelo Ministério Público da Paraíba.

Os estudantes dos cursos de graduação em Engenharia da Computação e Ciência da Computação criaram duas soluções tecnológicas que buscam oferecer maior transparência na divulgação de informações sobre a forma como Estado e municípios paraibanos vêm aplicando o dinheiro público, além de facilitar o acesso e visualização desses dados pelo cidadão.

Antes de criar o aplicativo “Minha cidade”, a equipe MITWarriors pesquisou o portal de transparência da Prefeitura de João Pessoa e constatou que a apresentação dos dados financeiros poderia ser melhorada, gerando uma navegação mais fluida e permitindo ao usuário obter informações mais precisas e ainda fazer comparações sobre gastos em diferentes períodos e por áreas.

Através desse aplicativo, desenvolvido para celular, a equipe também inovou ao propor um menu de opções, que possibilita ao internauta obter exemplos de como o quantitativo de recursos gastos em uma determinada obra, projeto ou outra rubrica poderia ser destinado a viabilizar o atendimento de outras demandas que estão à espera de soluções.

Além disso, a plataforma, que deverá ser concluída em julho, vai incorporar a opção de comparar se determinada área obteve menos ou maior atenção do município, através do volume de recursos destinados em cada exercício orçamentário. A ferramenta também surpreende ao oferecer, no menu de opções, o chamado Gastômetro, por meio do qual é possível acompanhar, dia a dia, os gastos municipais em saúde, educação, segurança pública e outros segmentos.

Fazem parte da equipe de desenvolvedores os estudantes Abraão Allisson dos Santos, Elcius Ferreira, Josué de Paiva, Marcos Alves, Victor Franco e Kevin Fernandes.

A outra equipe do CI classificada no HACKFEST criou o portal de transparência Folha Limpa, que evidencia possíveis incoerências em folhas de pagamento de pessoal do Estado e de vários municípios.  Após uma extensa análise de informações dessa natureza, extraídas do banco de dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os programadores visualizaram problemas como acúmulo de cargos e funções, além de profissionais que recebem contracheques em dois ou mais municípios.

Quando estiver concluído, o cidadão também vai encontrar no site Folha Limpa dados da variação salarial por gênero, possibilitando ao usuário da plataforma saber qual a remuneração de homens e mulheres para as mesmas funções. Outra novidade é que o interessado vai acessar informações referentes aos municípios e órgãos que mais comprometem a receita com o pagamento de pessoal.

O portal Folha Limpa vem sendo desenvolvido pelo professor Eudisley Anjos, do CI; pelos profissionais e ex-alunos do Centro, Yuri Malheiros e Rafael Brayner. Participam os estudantes Italo Ayres e Gleydson Morais, além dos programadores Rodrigo Almeida e Bonifácio de Oliveira.

O HACKFEST tem por objetivo estimular o desenvolvimento de aplicativos, portais e plataformas que permitam ao cidadão ter maior acesso a informações sobre o uso dos recursos públicos e as relações entre políticos, instituições públicas e privadas.

O anúncio das equipes finalistas foi feito no domingo (11) pelo promotor de Justiça, Octávio Celson Gondim Paulo Neto. Após o anúncio das dez equipes finalistas, o promotor informou que elas terão um mês para intensificar e aprimorar os trabalhos para que, no dia 18 de agosto, participem da segunda etapa do evento, com a entrega das premiações e disponibilização à sociedade dos melhores softwares desenvolvidos.

“O HackFest representa um começo e vem ao encontro de uma nova sociedade de conhecimento, onde a tecnologia é um instrumento. É importante que o cidadão use essa tecnologia para colaborar, participar e ter uma maior visão de tudo que ocorre na sua cidade, no seu Estado e no seu país”, disse o promotor.

Mais informações nos links:
www.hackfest.com.br

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Assessoria de Comunicação do CI e Ministério Público da PB