Escola de Posturas da UFPB comemora este ano o jubileu de prata

Criado em 1990, o projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba, Escola de Posturas (EP-UFPB), comemora seu jubileu de prata no dia 10 deste mês, às 19h. O evento da comemoração ocorre no auditório do CCS – Bloco dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, Campus de João Pessoa. Na ocasião será lançada a website da EP-UFPB que disponibilizará os recursos utilizados no programa (Informações teóricas, exercícios e relaxamentos).

A Escola de Posturas (EP_UFPB) é um projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia criado no extinto Departamento de Cultura Física e Reabilitação que atua nas três esferas acadêmicas: Ensino-Pesquisa-Extensão, sendo a extensão o pilar de sustentação.

Tem como objetivo primordial o oferecimento de um serviço diferenciado de ação educativa na prevenção das dores da coluna vertebral e de orientação postural para pessoas com ou sem dor.

Este ano o projeto completa 25 anos com uma rica história; gerou inúmeros programas de natureza similar e teve sua programação adaptada a clientelas especiais: hipertensão arterial, idosos, crianças e trabalhadores.

Nestes 25 anos foram realizados 10 cursos de reciclagem profissional para fisioterapeutas, 4 deles ministrados em outros estados (Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e na Espanha (UGR). Foram publicados o Manual da Escola de Posturas (Editora UFPB), 3ª ed. (2005), diversos artigos científicos, monografias, Trabalhos de Conclusão de Curso, 3 dissertações de mestrado, uma tese doutoral e um Cd de relaxamento.

Escola de Posturas é um dos nomes dado ao método Back School (Zachrisson-Forssel, 1981) criado na Suécia.  Na Universidade Federal da Paraíba, foi a primeira Escola de Posturas implementada no Nordeste, sendo definida como um método terapêutico-pedagógico, de conscientização e reeducação postural composto de informações teórico-educativas, prática de exercícios terapêuticos e treino de relaxamento. O programa é fechado com 18 sessões de 90 minutos.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7806.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria