Espetáculo Violetas (RN) participa do Festival de Monólogos Femininos

Acontece deste sábado (19) até o dia 24 deste mês, no Teatro Lima Penante e em espaços alternativos, o “I Festival de Monólogos Femininos Mulheres de Maio”, numa iniciativa do Núcleo de Teatro Universitário da Universidade Federal da Paraíba (NTU/UFPB). O festival tem como intuito revelar a produção teatral feminina, de atrizes cis ou trans, da cidade de João Pessoa e outras cidades brasileiras. O espetáculo “Violetas” (RN), com duração de 60 minutos, do gênero drama e classificação etária de 12 anos, se apresenta neste sábado (19), às 20h, no Teatro Lima Penante, localizado na Rua João Machado, 67, Centro de João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia), na bilheteria do Teatro

“Violetas” é fruto da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz Mayra Montenegro, com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro. O espetáculo trata de mulheres que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros. O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade, inspira toda a pesquisa. A partir dela, outras tantas poderão ganhar Vez e Voz. A pesquisa/espetáculo parte da metodologia da “Mímesis Corpórea” e vem propor uma reflexão sobre “o nosso papel ou papéis através de testemunhos, observações e descobertas”.

"Violetas” ‘é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos’, analisam os organizadores do espetáculo.

Mayra Montenegro

É atriz, cantora, preparadora vocal e professora da Graduação em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ministra as disciplinas de Expressão Vocal, Canto para o Ator e Música na Cena. Integra a “Cia. Violetas de Teatro” juntamente com sua mãe, a atriz e diretora Eleonora Montenegro. Em repertório, os solos “Violetas” (2016, Direção de Raquel Scotti Hirson – Lume Teatro) e “De Janelas e Luas” (Direção de Eleonora Montenegro. Ganhador do Programa de Cultura do Banco do Nordeste/ BNDES – Edição de 2012 e apresentado em Viena, Áustria em Setembro de 2014).

Ficha técnica:

Realização: Cia Violetas de Teatro

Dramaturgia e Atuação: Mayra Montenegro

Direção: Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro)

Assistente de Direção e Iluminação: Eleonora Montenegro

Consultoria de Iluminação: Francisco Barganian e Rogério Ferraz

Figurino: João Marcelino

Concepção de Cenário: Raquel Scotti Hirson e Mayra Montenegro

Confecção de Cenário: Rogério Ferraz e Davidson Lacerda

Assistência Técnica: Marcelo Serafim

Direção Musical: Mayra Montenegro

Produção: Marcelina Moraes | Amora Produções

A programação do festival pode ser conferida na página: https://nucleodeteatrouniv.wixsite.com/mulheresdemaio2018/the-party.

Mais informações pelos telefones: (83) 99813-1661 e 98808-8585.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria