Estatuinte promove seminário sobre ordem econômica, financeira e patrimonial

ImprimirImprimir

A Comissão Geral Estatuinte (CGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove no dia 21 deste mês, a partir das 9h, no auditório da Reitoria, mais um debate sobre os blocos do estatuto da instituição.

 

O tema do Seminário, que será abordado no Campus de João Pessoa, é “Bloco III do Estatuto da UFPB: Patrimônio e Recursos Financeiros”. A comissão esclarece que o formulário de encaminhamento de propostas para as comissões setoriais permanece aberto até o dia 31 deste mês.

 

O evento será uma oportunidade para a comunidade universitária discutir o Estatuto da UFPB. Neste bloco III, o estatuto deve explicitar a forma de financiamento da instituição e suas diferentes fontes de recursos e disciplinar como eles devem ser gerenciados e suas formas de controle interno e externo. Cada um dos três palestrantes convidados tratará de um subtema do seminário.

 

Os debatedores convidados pela comissão são: o professor adjunto do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) da UFPB, Dimas Barrêto Queiroz; o mestre em Direito Econômico da UFPB, Aluísio Mário Souto Lins; e a Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento e Coordenadora de Orçamento da UFPB, Renata Paes de Barros Câmara.

 

Mais sobre os debatedores

Dimas Barrêto Queiroz: Professor Adjunto do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC), é Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN (2015) e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB, além de líder do grupo de pesquisa Gastos Públicos, Desenvolvimento Humano e Ciclos Político-Orçamentários. Tem concentrado suas pesquisas na área de Contabilidade e Finanças Públicas.

 

Aluísio Mário Souto Lins: Professor Adjunto do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC), é Doutor em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad del Museo Social Argentino

(UMSA). Membro do NDE do curso de Ciências Atuariais. Mestre em Direito Econômico pela UFPB/PPGCJ. Integrante dos grupos de pesquisa “Petróleo e Biodiesel: regulação da energia e desenvolvimento sustentável”; e “Direito e regulação dos recursos naturais e energias”. Especialista em Direito Público Material pela Universidade Gama Filho. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Administração da UFPB.

 

Renata Paes de Barros Câmara: Doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mecânica de São Carlos – USP (2008), Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2000). Tem Pós Graduação Latu Sensu em Controladoria Contábil. Professora Associada II e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPB e do Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Tem larga experiência em Perícia Judicial contábil/financeira e na área de Administração, com ênfase na área financeira e contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, custos ambientais, ecoeficiência, empresa familiar, sucessão e seus custos. Atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento e Coordenadora de Orçamento da UFPB.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: