Estudante da UFPB é premiado em evento internacional na Alemanha

O estudante, participante do programa de pós-doutorado em Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB), Iarley Lobo, recebeu um prêmio pelo trabalho apresentado na conferência “100 Years of Gauge Theory", em Bad Honnef, na Alemanha. O evento celebrou o centenário da teoria unificada de Hermann Weyl, formulada em 1918, que representou a primeira tentativa de estender a teoria da relatividade geral, descoberta dois anos antes, por Albert Einstein. A contribuição de Weyl, que era matemático e físico, foi fundamental para a compreensão moderna da estrutura íntima da matéria, particularmente das interações das partículas elementares.

O trabalho, premiado como o melhor apresentado na conferência, discute as possíveis consequências experimentais de um efeito ligado ao tempo, previsto pela teoria de Hermann Weyl, conhecido pelos físicos como "o segundo efeito do relógio". Tal efeito afirma que os relógios atômicos devem ser afetados diferentemente pela história pregressa dos átomos, particularmente, de suas interações com um campo eletromagnético. Embora a magnitude do efeito seja muito pequena, espera-se que com o avanço tecnológico atual das medidas de tempo, seja possível se investigar a existência desse novo fenômeno.

O trabalho apresentado por Iarley Lobo na conferência de Bad Honnef, intitulado "Experimental Constraints on the Second Clock Effect", foi publicado pela revista europeia Physics Letters B, especializada na física das partículas elementares, veiculada em julho deste ano - volume 783.

Iarley Lobo fez graduação e mestrado na UFPB, doutorado na Universidade de Roma (Itália), e está realizando pós-doutorado na UFPB. Seu supervisor atual é o professor Carlos Romero, que também foi orientador no mestrado na UFPB.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7528.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria