Estudante da UFPB é selecionado para Doutorado na Alemanha

O estudante da UFPB Gessenildo Pereira Rodrigues, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química foi selecionado pelo Programa conjunto CAPES/DAAD/CNPq para a realização de doutorado sanduíche no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung na Alemanha.

O Max-Planck-Institut für Kohlenforschung é considerado um dos melhores centros de física e química teórica da Europa.

O estudante terá todas as despesas pagas pelo projeto conjunto CAPES/DAAD/CNPq, além de ter sido contemplado com um curso intensivo de alemão de 4 meses pago pelo DAAD.

O trabalho que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Modelagem Molecular de Reações Químicas (LMMRQ) utiliza ferramentas computacionais para investigar processos fotoquímicos que ocorrem na atmosfera superior, com o intuito de caracterizar algumas reações fotoquímicas relacionadas à redução da quantidade de ozônio e ao efeito estufa. O trabalho desenvolvido por Gessenildo, que está sob a orientação da professora Elizete Ventura do Monte e do professor Silmar Andrade do Monte do programa de Pós-Graduação em Química da UFPB, já recebeu dois prêmios em importantes congressos da área e conta com a colaboração do professor Juracy Régis Lucena Jr. da UEPB e do professor Rui Fausto da Universidade de Coimbra.

A colaboração estabelecida com a aprovação do projeto, além de ser importante para a internacionalização das atividades de pesquisa da UFPB e, em especial, do Programa de Pós-Graduação em Química, possibilitará a abertura de novas oportunidades para outros estudantes.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ assessoria