Estudante da UFPB lança livro sobre história de casal sertanejo

Ítalo Rômany, repórter (estagiário) da Agência de Notícias da Universidade Federal da Paraíba, é co-autor de “Ilma e Zé Martins – Representações de um amor”

O estudante Ítalo Rômany, que cursa o sétimo período de Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba, está lançando, em co-autoria com Airton Martins, o livro “Ilma e Zé Martins – Representações de um amor”. O lançamento oficial aconteceu no último sábado (21), no Restaurante Pontal do Cabo, em João Pessoa.

De acordo com Ítalo Rômany, que é repórter (estagiário) da Agência de Notícias da UFPB, o livro surgiu da ideia da família de eternizar a história do casal Ilma Lacerda e Zé Martins. Durante nove meses, o escritor seguia todos os dias para a casa dos homenageados para entrevistá-los. "Zé Martins, devido aos AVCs (acidente vascular cerebral) que teve, me ajudava através da escrita, já que não conseguia falar direito. Já Ilma estava com um problema na memória e pouco me ajudou. Mas foi um desafio e tanto", destacou.

“Ilma e Zé Martins – Representações de um amor” conta as histórias do casal, desde as brincadeiras e travessuras na infância, aos encontros na adolescência, ao desafio de criar quatro filhos. Ambos são membros do Lions Club e um capítulo da biografia é destinado aos tempos que Zé foi "governador" e criador de alguns clubes na Paraíba. "A obra exalta o verdadeiro amor de um casal que teve que enfrentar diversos desafios para chegar onde chegou", ressaltou Ítalo Rômany.

O livro de 272 páginas, que tem revisão de Edilza Detmering e prefácio do poeta e dramaturgo Bento Júnior, foi editado pela Taba Cultural, do Rio de Janeiro. “Ilma e Zé Martins - Representações de um amor” não está à venda, pois será entregue gratuitamente a toda família Lacerda e Martins.

Viagem ao México

O estudante Ítalo Rômany foi contemplando, em 2013, com uma das bolsas do Programa Santander Ibero-América para estudar por um período, em 2014, no México. A instituição escolhida foi a Universidad Autónoma Metropolitana, que fica no Distrito Federal. "Quem sabe possa escrever um livro sobre alguma história interessante no México?", adianta o co-autor de “Ilma e Zé Martins – Representações de um amor”.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho