Estudante de Artes Visuais é selecionado em festival nacional

Tony Neto foi premiado no 5º Festival ArtDeco de Cinema na categoria Práticas Artistas em Vídeo/Art on Video com a sua produção Vale do Piancó/Coremas

Mais uma vez a produção cinematográfica de aluno da UFPB destaca-se a nível nacional, dessa vez, com um feito inédito e que demonstra o crescimento e a qualidade das produções desenvolvidas pela nova geração de realizadores locais. Na terça-feira (21), o estudante de Artes Visuais Antonio Ferreira Neto (Tony Neto), foi selecionado e premiado com o vídeoarte “Vale do Piancó/Coremas” no 5º Festival ArtDeco de Cinema 2013, em São Paulo.

O evento em sua quinta edição, que neste ano celebrou o “Pan-Brasileirismo”, foi realizado de 14 a 19 de maio. A premiação aconteceu na terça-feira (21), no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE) com a participação de trabalhos de norte a sul do país.

O estudante Tony Neto foi premiado na categoria Práticas Artistas em Vídeo/Art on Video com a sua produção Vale do Piancó/Coremas. O vídeo faz um relato poético de um jovem que decide tomar uma decisão numa praia deserta.

Segundo Tony Neto, o Festival Internacional Art Deco de Cinema já se consolidou na cidade de São Paulo como difusor da produção audiovisual de curta metragem não beneficiados por leis de incentivos ou editais públicos.

Tony Neto

Tony Neto tem focado seus estudos nas linguagens abstratas e poéticas em vídeo, citando como referência de seu trabalho o filme Limite de Mário Peixoto e O Pátio de Glauber Rocha. Ele já teve trabalhos exibidos em festivais internacionais – Barcelona, Canadá e Polônia, sendo esse último de grande importância, pois pôde se deslocar àquele país para viver experiências com outros cineastas de várias partes do mundo.

O Festival

Criado em 2009, o Festival tem o objetivo de exibir trabalhos de cineastas pouco divulgados, além de focar as produções independentes. Ele aceita diversas categorias de filmes e promove encontros, debates, intercâmbio entre produtores, atores e espectadores, a fim de criar um ambiente propício ao entrosamento cultural. O evento ocorre simultaneamente em mais três cidades brasileiras, São Paulo (SP) e Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

Contatos pelo correio eletrônico: tonyferreiro@hotmail.com

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo