Estudante do curso de Direito da UFPB é selecionado para a OEA

O estudante do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB-campus I), Renato Ramalho, foi selecionado para representar a instituição no Programa de Estágio da Organização dos Estados Americanos (OEA), para atuar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em 2014.

Esta é a primeira vez que um estudante da UFPB é selecionado para atuar junto à CIDH, no Programa de Estágio da OEA. O processo seletivo conta com a participação de milhares de estudantes de inúmeros países, e ocorre mediante avaliação de currículo e de entrevistas em inglês e espanhol.

A Organização dos Estados Americanos é o principal foro político internacional que promove e apoia a democracia, os direitos humanos, a seguridade multidimensional e o desenvolvimento integral nas Américas. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por sua vez, é um órgão autônomo da OEA, encarregado da promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano.

Desde que ingressou na UFPB (2010), Renato Ramalho vem atuando em diversos projetos e atividades com foco no Direito Internacional. Recentemente, participou de pesquisas sob a orientação do Professor Marcílio Toscano de Franca Filho (CCJ) e da Professora Flavianne Bitencourt (CCJ).

Segundo o aluno selecionado destacou, “o resultado é consequência do desenvolvimento da UFPB, principalmente do CCJ, no estudo de temas relacionados ao direito internacional. Hoje somos referência nacional no assunto, principalmente no que se refere aos direitos humanos”.

A reitora da UFPB, Professora Margareth Diniz, comentou que “a oportunidade que Renato terá é única. Além de desenvolver seus conhecimentos, será possível viabilizar uma maior integração entre a UFPB, a OEA e a CIDH, facilitando as trocas de pesquisas, a formulação de ações coletivas para a proteção dos direitos humanos, e o intercâmbio de professores e alunos”.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)