Estudantes da UFPB participam de Encontro Nacional em Belém

Flávia Belmont e Júlia Rensi estarão no VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) que será realizado na capital paraense

As estudantes do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Flávia Belmont e Júlia Rensi, participam do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) que ocorrerá de 4 a 8 de agosto, em Belém, Pará. Durante o evento, elas irão apresentar o trabalho vencedor no encontro estadual da ABED com o tema “Os impactos da assistência alimentar sobre a guerra civil em países receptores: intensidade, incidência, duração e mortes indiretas”.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos sobre Fome e Relações Internacionais da UFPB (FOMERI), com a coordenação do professor do Departamento de Relações Internacionais, Thiago Lima.

Como prêmio, além do importante reconhecimento acadêmico no evento estadual, as estudantes irão apresentar o artigo em forma oral. “Isso é um reconhecimento importante, pois normalmente alunos de graduação podem apresentar seus trabalhos apenas na forma de painel”, explicou o professor Thiago Lima.

A pesquisa das estudantes, em forma de artigo, foi realizada ao longo de 2012, partiu da constatação de que o Brasil está se tornando um dos maiores doadores de alimentos do mundo, segundo a FAO. Nele, as estudantes mostram a literatura sobre assistência alimentar, porém, chama a atenção para o fato de que fornecer alívio humanitário imediato pode aprofundar as causas do sofrimento em longo prazo – é o chamado Dilema do Samaritano.

A partir disso levantou-se a questão: quais os efeitos que a assistência alimentar estrangeira pode causar uma guerra civil? A questão foi investigada por meio de extensa revisão bibliográfica e foram identificados ao menos quatro aspectos de uma guerra civil (variável dependente) que podem ser afetados pela doação de alimentos (variável independente): intensidade, duração, incidência e número de mortes por efeitos indiretos.

Ainda de acordo com o artigo, a literatura encontrada, no entanto, não é consensual, o que torna interessante as diferentes constatações. Alguns estudos apontam que a assistência alimentar estimula conflitos em alguns aspectos, outros que os arrefecem.

Sobre a ABED

A ABED é uma associação com personalidade jurídica, reconhecida pelas agências oficiais de fomento ao ensino, pesquisa e inovação, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, sem conotação político-partidária, de natureza educacional, científica e cultural.

Ela tem por finalidade congregar pesquisadores que desenvolvem estudos e pesquisas sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional e Internacional, Guerra e Paz, organização e funcionamento dos aparelhos militares, relações entre Forças Armadas e sociedade, desenvolvimento científico e tecnológico para fins de Defesa Nacional, produção e comércio de armas e equipamentos, pensamento militar e assuntos militares em geral.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo