O curta “Espectral” é uma atividade das disciplinas de Fotografia Cinematográfica, ministrada por Matheus Andrade e Edição e Montagem por Arthur Lins
No Festival Móbile realizado neste final de semana na Usina Cultural Energisa, cinco estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram premiados. Bruno Vinelli, Jailson Barros, Dimitri Tomé e Danilo Donato, da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual, e Kelner Macêdo do curso de Teatro, ganharam dois prêmios principais na categoria "Verde Maduro", de incentivo a novos realizadores, Melhor Curta do Júri Oficial e Melhor Curta no Júri Popular, com o curta-metragem Espectral.
O vídeo realizado como uma atividade de duas disciplinas: Fotografia Cinematográfica, ministrada por Matheus Andrade e Edição e Montagem por Arthur Lins. A atividade designada pelos professores era realizar um filme usando o que foi aprendido e ao final, haveria uma avaliação em conjunto, cada um em sua área.
Bruno Vinelli e Jailson Barros fizeram a Direção Geral e Direção de Fotografia enquanto que Dimitri Tomé e Danilo Donato, Roteiro, e Kelner Macêdo o personagem do curta. "Foi uma surpresa, pois foi nosso primeiro filme e sentimos mais forte que estamos no caminho certo", destacou Bruno Vinelli e Jailson Barros.
Festival Móbile
Nascido a partir do 1º Festival de Vídeos Alternativos dos Funcionários 1, projeto executado em 2008 no bairro homônimo, o Festival Móbile direciona sua atenção para a produção de jovens fazedores/realizadores do audiovisual paraibano, como também para vídeos elaborados em novos formatos e/ou utilizando mídias e aplicativos alternativos. Além de integrar as pessoas envolvidas às mais diversas linguagens culturais através de ações formativas e colaborativas visando estimular e potencializar a produção audiovisual de novos produtores da cidade e do estado através do diálogo com outros campos.
Foto: Weverton Diniz