Estudantes de Teatro encenam peça baseada em texto de Pirandello

ImprimirImprimir

O espetáculo Henrique IV estreia nesta sexta-feira (12), às 20h, no Teatro Lima Penante. Com direção de Osvaldo Anzolin da Coordenação do Curso de Teatro do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) a montagem é baseada no texto de Luigi Pirandello. A temporada inclui apresentações no sábado (13) e domingo (14); nos dias 19, 20, 21, 22, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2015, e no dia 1º de março de 2015. Entrada Franca.

 

Desde 2007 o Curso de Bacharelado em Teatro da UFPB procura a socialização de conhecimentos artísticos, com a preparação de atores para o teatro. A montagem teatral do curso é o ápice de um processo que possibilita ao estudante o compartilhamento de ideias, sentimentos e atitudes em uma experiência equivalente à profissional.

 

O enredo da peça mostra um personagem que é consequência das normas de uma sociedade que exige do homem uma imagem condizente com suas convenções. O ponto de partida é uma festa carnavalesca, em que um jovem, fantasiado de Henrique IV, sofre um acidente e, perdendo a noção da realidade, passa a acreditar ser de verdade o imperador que representava.

 

Henrique IV foi rei da Alemanha e, posteriormente, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, o qual se compunha dos territórios dos modernos Estados da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, grande parte da Polônia, França e Itália entre outros. Seu reinado foi historicamente marcado por disputas contra a igreja, que o levaram a excomunhão, por rebeliões, uma delas liderada por sua própria rainha, acusando-o de forçá-la a participar de orgias. Para Osvaldo Anzolin “Da história de Henrique IV há como tirar não uma, mas várias tragédias, contudo não é disso que esta peça fala”.

 

No texto de Luigi Pirandello, do qual a peça se baseia, ele questiona em que medida se pode atribuir à loucura as condutas humanas e procura nos fazer refletir sobre o que somos e o que aparentamos ser.

 

Contato pelo telefone: (83) 3216-7920.

 

Foto Wênio Pinheiro

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCTA
Compartilhar: