Estudantes do Curso de Teatro encenam peça baseada na obra de Jean Genet

A peça teatral “Palácio das Ilusões”, inspirada em “O Balcão”, texto inscrito pelo francês Jean Genet, é a montagem da sexta turma do Curso de Bacharelado em Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. O espetáculo se estrutura a partir das duras críticas às instituições de poder. Será apresentado nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 deste mês, às 19h, na Boate Scalla, situada na Rua da Areia, Varadouro. A classificação etária é de 18 anos. O espetáculo tem lugares limitados, comportando 35 pessoas por apresentação.

“Palácios das Ilusões” tem criação cênica do elenco; direção, desenho de espaço e desenho de luz de Sergio Oliveira; preparação corporal de Candice Didonet; preparação vocal de Elthon Fernandes; adereços de Hélder Nóbrega; operação de som e luz de Marcelo de Sousa; fotografia de Bruno Vinelli; arte gráfica de Vendir Souto; intérpretes criadores: Aelson Felinto, Alice Maria, Cida Costa, Gigliolla Melo, Hugo Lucena, Jorge Felix, Luk's Gomes, Mariana Soares, Marina Takuia, Rafael Angelo, Thayse Lima.

“O Balcão”, texto que gerou a versão “Palácios das Ilusões”, foi escrito em 1956 pelo francês Jean Genet (1910-1986), considerado o poeta dos marginais. Tem seu teatro frequentemente associado a uma temática de cunho erótico e muitas vezes obsceno. A peça faz duras críticas a instituições de poder. O bordel de luxo, o “Grande Balcão”, é frequentado por diversas autoridades, que realizam suas fantasias eróticas por meio de jogos de poder nesse espaço absurdo. A polícia, a igreja, o exército, a justiça são representados por frequentadores do “Balcão”, comandado por Madame Irma, a dona, a governanta, a diretora e a rainha do “cabaret”.

“Em nossa montagem, as cenas são metáforas das vozes do povo brasileiro em tempos de manifestações e inconformidade, mescladas com imagens capazes de enganar os sentidos na textura das paredes do ‘Palácio das Ilusões’”, opina o intérprete e criador Aelson Felinto.

Mais informações pelo telefone: (83) 99689-4424.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria