Estudantes orientam assentados do MST em Boqueirão

Eles fazem parte da  “Equipe Kunumi”, do Projeto Carnoió, integrante do Programa de Assessoria Secretarial e Gestão Solidária, do CCAE, Campus IV

Equipe Kunumi e assentados do MST em BoqueirãoA “Equipe Kunumi”, do Projeto Carnoió, integrante do Programa de Assessoria Secretarial e Gestão Solidária, financiado pelo PROEXT 2013 do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Litoral Norte iniciou suas atividades de campo, no mês de maio, no Assentamento Carnoió, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra – MST, localizado no município de Boqueirão na Paraíba.

Supervisionados pela Coordenadora do Programa, Maika Zampier, e pela professora Luz Santos, as estudantes extensionistas coletaram informações junto à diretoria da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Carnoió (ATRAC), através de duas técnicas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) que foram o Diagrama de Ven, e a Teia. A realização do diagnóstico contou com a presença de membros da diretoria e militantes do MST e de associados.

A Equipe Kunumi, composta por Ednaldo Júnior, Jéssica Alves, Iranilza Cinesio, Sanderline Ribeiro e professora Luz Santos, puderam coletar dados acerca da documentação da associação, da produção agrícola nos assentamentos, das dificuldades enfrentadas por eles na comunicação e as expectativas em relação ao projeto.

Após coletarem as informações necessárias a equipe junto com a diretoria marcaram o retorno ao assentamento para os dias 15 e 16 deste mês, a fim de apresentar o resultado do diagnóstico e planejarem a segunda fase do Projeto Carnoió.

Programa PROEXT 2013: Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária - PB: Implantação de Gestão Solidária e Rede Local

O Programa do Coletivo de Extensão Popular: Assessoria Secretarial e Gestão Solidária é composto por seis projetos: 1) Projeto 1ª de maio; 2) Projeto Carnoió; 3) Projeto Pequeno Richard; 4) Projeto Antonio Eufrousino; 5) Projeto Gravatá; 6) Projeto Vitória. São desenvolvidos junto as Associações de Assentados da Reforma Agrária com conteúdos e ações transversais. Tem área de abrangência microrregional, englobando três municípios da região da Borborema sendo eles: Pocinhos, Boqueirão e Campina Grande. Serão envolvidas 247 famílias que vivem distribuídas em seis assentamentos e organizadas em seis associações.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCAE