Será realizado de 16 a 19 deste mês, em Cavalcante (GO), no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o “I Encontro Nacional de Estudantes Quilombolas (ENEQ)”. Terá como tema: “Estudantes Quilombolas na Trincheira de Luta: Permanência e (R)Existência”. Podem participar pesquisadores, estudantes quilombolas da graduação e pós-graduação e integrantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A cerimônia de abertura será realizada, às 9h, no prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Rua 210, S/N, Bairro Vila Morro Encantado, Cavalcante (GO).
O evento propõe discutir questões étnico-raciais, os impactos do racismo na permanência no ensino superior, identidade quilombola, autodeclaração, direito territorial, saneamento básico e saúde da população quilombola.
“As Universidades Federais de todo país têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico e político das comunidades quilombolas através da lei de cotas, dando oportunidade a um povo historicamente excluído das universidades e consequentemente de todos os espaços de poder”, afirmam os organizadores do encontro.
Mais informações nas páginas: https://eneq2018.wordpress.com; https://www.facebook.com/uneqbrasil; ou pelo correio eletrônico: eneq2018@gmail.com.