ETS/UFPB realiza aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Fedeal da Paraíba (UFPB) realizou, no início da noite de 27 de julho, a aula inaugural do IV Curso de Especialização em Gerontologia, pela primeira vez promovido pela escola, marcando sua entrada na pós-graduação.

A cerimônia foi conduzida pela reitora Margareth Diniz, no auditório da ETS, em mesa composta pela superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Gildeci Alves de Lira; a diretora da escola, Ivanilda Lacerda Pedroza; a coordenadora do curso, Márcia Virgínia Florêncio; e a coordenadora-geral de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB, Márcia Fonseca. Participaram estudantes e servidores dos cursos da ETS.

Aos 30 alunos ingressantes na especialização, selecionados entre 170 inscrições, a coordenadora do curso explicou como o tema do envelhecimento humano vem sendo trabalhado pela escola há alguns anos, em cursos técnicos, de curta duração, subsequentes e de especialização, assim como em projetos de pesquisa e extensão. O impulso para essas atividades, de acordo com Márcia Florêncio, ocorreu depois que 14 docentes concluíram doutorado interinstitucional (Dinter) em gerontologia biomédica.

Ao abordar os desafios de realizar a primeira pós-graduação na escola técnica, a diretora Ivanilda Lacerda disse que a ETS hoje, de fato, colhe os frutos de anos de trabalho e da oportunidade que o Dinter proporcionou. A coordenadora de pós-graduação, Márcia Fonseca, parabenizou a equipe da ETS pela vontade, esforço e pelos resultados do trabalho social que desenvolve em um País que envelhece.

A reitora da UFPB destacou os méritos da equipe pela oferta da primeira pós-graduação da ETS. “O trabalho aqui desenvolvido é referência de um profissionalismo que, certamente, refletirá na qualidade e excelência do curso”, disse a gestora. Aos estudantes, Margareth Diniz deu boas-vindas e lembrou a importância social da especialidade, citando dados demográficos, recentemente divuldados pelo IBGE, que projetam, para o ano de 2031, uma população brasileira de idosos, pela primeira vez na história, superior à quantidade de indivíduos na faixa de zero a 14 anos.

Em seguida, foi proferida a aula magna “Envelhecimento Humano e Educação Popular em Saúde”, pela superintendente de EBTT, Gildeci Alves.

ACS | Rita Ferreira