Evento apresentou Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa

O Seminário de apresentação do Plano João Pessoa Sustentável, realizado na manhã desta terça (23), no auditório da Reitoria da UFPB, serviu também para apresentar e discutir com a comunidade universitária a Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa.

O plano integra a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é executado por meio de acordo com a Prefeitura de João Pessoa e monitorado pela Rede.

Para dialogar com a comunidade UFPB, o seminário contou com palestra do secretário da Receita Municipal de João Pessoa e coordenador local da ICES, Adenilson Ferreira (foto). O secretário fez uma exibição de dados, estudos e indicadores do Plano. Segundo Ferreira, estão previstas 60 ações essenciais, com investimentos de cerca de R$ 1,25 bilhão. Para a consolidação do projeto, serão necessárias mudanças no Plano Diretor do município e a reformulação de algumas das ações previstas.

Rede de Monitoramento Cidadão

Uma das contrapartidas exigidas pelo BID para a execução do Plano é a formação de uma rede autônoma, que será responsável pelo seu monitoramento, implementação e avaliação. A rede é dividida em quatro eixos: setor produtivo, comunicação, sociedade civil e academia, sendo a UFPB a responsável por esse último.

De acordo com o professor do departamento de Relações Internacionais e um dos representantes da comissão técnica da Rede de Monitoramento, Henrique Menezes, o evento teve a proposta de “engajar pessoas, principalmente a comunidade universitária, e ampliar a rede, para que ela não fique fechada em si mesma”.

ACS | Lis Lemos