Evento do CCTA aborda reconhecimento do forró como patrimônio cultural

O forró, enquanto patrimônio cultural imaterial brasileiro, será tema de debate no evento “Ôxente UFPB: Que forró é esse?”, nesta segunda, 11 de junho, no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado aos participantes, e devem ser efetuadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O credenciamento será realizado às 15h.

Idealizado e desenvolvido pelos alunos da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos do curso de Hotelaria, o "Ôxente UFPB" tem o intuito de valorizar a cultura regional como fator contribuinte para a diversificação da oferta turística.

O principal foco do debate de hoje será o reconhecimento do forró como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Em 8 de julho de 2011, a Associação Balaio Cultural Nordeste deu entrada em processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) solicitando esse registro. Em setembro de 2015, o pedido foi ratificado no documento “Carta de Diretrizes de Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil”.

A iniciativa, que também está atrelada à campanha “Devolva meu São João”, lançada no ano passado por sanfoneiros, reúne esforços para que as políticas públicas se reaproximem das raízes e das tradições e valorize os artistas locais, sobretudo em tempos de festas juninas.

Programação

A partir das 15h30, terá início o painel “Forró, Patrimônio Imaterial Brasileiro: a Academia contribuindo e fortalecendo este debate”, mediado pela professora Fabiane Nagabe, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

Os debatedores serão a presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), Joana Alves; a representante do IPHAN, Átila Tolentino; o músico Léo Meira, do Departamento de Música do CCTA/UFPB; e a secretária de turismo de Cabedelo (PB), Vera Simões.

Às 18h, haverá o Arraiá Oxente UFPB, com apresentação da cantora Juh Lima, da banda Xote das Meninas, do trio Forró Bom Que Só e da quadrilha Só Risos, na área externa do CCTA.

ACS | Pedro Paz