Evento homenageia educadores escolares e de movimentos sociais do Vale do Mamanguape

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), campus IV da UFPB, abrigou a XI Exposição dos Expoentes da Educação, realizada em 24 e 30 de maio, no auditório da unidade de Mamanguape.

Em cada edição da Exposição, são homenageados 12 profissionais da educação com destacada atuação em escolas e em movimentos sociais da região, agraciados com a Comenda Paulo Freire, educador da Esperança. O idealizador e coordenador da iniciativa é o professor Paulo Palhano, Departamento de Educação (DE/CCAE).

A atividade acadêmica é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnia e Economia Solidária (GEPeeeS) e por estudantes de Letras e de Pedagogia, como produto das disciplinas Educação e Movimentos Sociais, Sociologia da Educação e Fundamentos Socio-Históricos da Educação, ofertadas pelo DE/CCAE.

Na noite de 24 de maio, foram homenageados, pelos discentes de Pedagogia, os Educadores dos Movimentos Sociais:

1. Valdirene Maria dos Santos Rosas, 1956. Integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Tinto - PB.

2. Maria de Fatima Alves da Costa, 1953. Integrante do Movimentos de Mulheres de Lagoa de Dentro - PB.

3. Pedro Eduardo Pereira, 1970. Integrante do Movimento Indígena Potiguara. Marcação - PB.

4. Sidney Felipe da Silva,  1977. Integrante de ações ecológicas em Rio Tinto, Marcacão e Mataraca. Rio Tinto - PB.

5. Danilo Alex Marques de Farias,1990. Integrante do Movimento Cultural de Rio Tinto - PB.

6. Agnaldo Lemos da Silva, 1990. Integrante dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape. Mamanguape - PB

Na solenidade de 30 de maio, receberam a comenda, por indicação dos alunos de Letras, os seguintes expoentes da educação:

1. Antonio Pessoa Gomes. Doutor Honoris Causa Cacique Caboquinho, 1964. Integrante do Movimento Indígena Potiguara. Baia da Traição - PB.

2. Josenide Galdino de Oliveira, 1972. Integrante da Rede Publica de Ensino - PB.

3. Mariléia Silva de Souza, 1978. Integrante da Rede Pública de Ensino. Itapororoca - PB.

4. Cassio Ferreira Marques, 1980. Integrante da Rede Pública de Ensino. Rio Tinto - PB.

5. Andrezza Soares Espinola de Amorim, 1989. Integrante da Rede Pública de Ensino. Jacaraú - PB.

6. Rosilene da Silva Morais, 1990. Integrante do GEPeeeS. Itapororoca - PB.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografia do CCAE.