Acontece nesta terça-feira (2) o evento “2014: O Ano do Centenário das Relações Públicas no Brasil”. As atividades terão início às 18h30, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus de João Pessoa. É uma realização da Coordenação do Curso de Relações Públicas, em parceria com o Centro Acadêmico de Relações Públicas Gestão Idealize (CARP).
A palestra "100 anos de Relações Públicas: Consolidação, perspectivas e desafios" será ministrada pela conselheira efetiva e coordenadora da Comissão Especial do Conselho Federal das Relações Públicas (CONFERP), Elizabeth Pazito Brandão. Tratará, além dos aspectos históricos nessa trajetória dos cem anos da profissão no país, da contribuição, esclarecimento e debate sobre as possíveis mudanças na legislação da profissão de Relações Públicas. A atual gestão do Conselho Federal assumiu como foco prioritário de seu trabalho o tema da flexibilização do registro da profissão e está conduzindo debates para uma decisão que deverá ser votada por todos os profissionais do país até o final de 2015.
Em 2014, a profissão de Relações Públicas completa 100 anos no Brasil. O primeiro Departamento de Relações Públicas, com essa denominação, criado no Brasil surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à "Light" (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP). A direção desse Departamento de Relações Públicas foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. Em 1984 o Conselho Federal de Relações Públicas no Brasil instituiu a data do seu nascimento, dia 02 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.
As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas via formulário eletrônico: http://migre.me/mZ7b9. Contatos podem ser feitos pela página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/100anosrp.