Evento no Campus I da UFPB vai discutir mitos e saberes da religião

Acontece no dia 2 de junho, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), em João Pessoa, o “Simpósio Mitos, Mistérios e Saberes: Práticas Filosóficas e Expressões Religiosas na Grécia Antiga”. O evento é realizado pela UFPB por intermédios do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) e do de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

O evento, gratuito e com direito a certificado, terá início às 8h. Das 14h às 17h haverá a mesa- redonda I com o tema ”Pneuma, Amém, Emi, Axé. Aproximações possíveis?” com os professores Fabrício Possebom, Coordenador da Graduação  em Ciências das Religiões da UFPB  e a professora Dilaine Soares Sampaio, Chefe  do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB.

Ainda na parte da tarde a mesa-redonda “O Erotismo na tragédia grega: Uma experiência interior”, com a professora assistente Leyla Thays Brito da Silva, do Departamento de Ciências das Religiões e da professora Sandra Amélia Luna Cirne de Azevedo, do Departamento de Letras da UFPB, com o tema “Mito, Mimesis, Tragédias, poderes, limites e impossibilidades de um teatro hierático”.

À noite, das 19h às 22h, irão acontecer as exposições da mesa-redonda II com o tema “O Mito platônico como  limite epistemológico”, com o professor  Rodolfo Pais Nunes Lopes, da UNESCO  e Universidade de Brasília (UNB). Em seguida “O que fazia Sócrates: práticas filosóficas ou exercícios espirituais” com o professor  Rodrigo Silva Bosal de Araújo, do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB e por fim “Buddha e Platão: A investigação dos fenômenos entre o conhecimento e a realidade”, com exposição da professor Deyve Bedyson Melo dos Santos, também do Departamento de Ciências das Religiões.

As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (29) na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, no Campus I. Outras informações no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba pelo telefone (83) 3216-7444.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo