Eventos nacional e regional reúnem Psicopedagogos na PB

Organizados pelo GEPAD do Centro de Educação, acontecem no Hotel Ouro Branco, nesta sexta-feira (15) e sábado (16); inscrições podem ser feitas online

O Estado da Paraíba irá sediar, nesta sexta-feira (15) e sábado (16) deste mês, dois eventos com temas relacionados à educação, dificuldades de aprendizagem, inclusão escolar, saúde e psicopedagogia. Acontecerão, simultaneamente, o I Seminário Nacional sobre Processos de Aprendizagem e Diversidade e II Encontro Norte/Nordeste de psicopedagogia Clínica e Institucional. As atividades vão reunir professores e técnicos da psicopedagogia, abordando o tema “Os desafios da aprendizagem na educação: contribuições psico e pedagógicas”.

Os eventos acontecem no Hotel Ouro Branco, na praia de Tambaú. O seminário e encontro são organizados pelo Grupo de Aprendizagem e Diversidade (GEPAD) do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB). Na programação, palestras, sessões coordenadas e apresentação cultural.

As atividades têm como objetivo discutir a construção de uma sociedade mais democrática, com foco na formação continuada de profissionais com temas relacionados à educação, dificuldades de aprendizagem, inclusão escolar, saúde e psicopedagogia.

A abertura do evento será às 8h da sexta (15), no auditório do Hotel Ouro Branco, com o credenciamento. As 9h haverá a abertura solene. Em seguida, às 9h30, apresentação cultural. A palestra inicial será com o tema “A Psicopedagogia Institucional no contexto social”, proferida pela doutora em Psicologia, Olívia Porto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A programação do primeiro dia continua às 14h, com a palestra “Pedagogia da leitura: desafios e perspectivas psicopedagógicas” com o doutor Dimas Lucena, da Paraíba.

As atividades do primeiro dia serão encerradas às 15h, com a sessão coordenada - “O legado de Paulo Freire e suas contribuições para Psicopedagogia; conferência com a participação dos doutores Roberto Derivaldo Anselmo, coordenador do curso de Psicopedagogia da UFPB, Geovani Soares de Assis, líder do GEPAD/CNPq, e Andréia Dutra Escarião, da UFPB. Logo em seguida, às 16h, a sessão coordenada  - “Alienação parental: aspectos jurídicos e psicopedagógicos”, com as doutoras Patrícia Nunes Fonseca da Paraíba e Wânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima, do UNIPÊ. Às 17h haverá a apresentação de banner.

No sábado (16), às 8h, os eventos prosseguem com  a palestra “Aspectos neuropsicopedagógicos da dislexia”, com a professora Simaia Sampaio, da Bahia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Neuropsicologia da Aprendizagem. Logo em seguida,  o evento prossegue com atividade cultural.

Às 10h, sessão coordenada com o tema - “Aprendizagem e educação de resultados: novos desafios para Psicopedagogia“, com a doutora Deliane Souza Macedo, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA); doutora Viviany Silva Pessoa, da Paraíba; e o professor Eder Dantas, secretário da Transparência Pública de João Pessoa.

As 11h, o evento prossegue com a palestra “Sexualidade, psicanálise e os problemas de aprendizagem” que será proferida pelas doutoras Socorro Nascimento, coordenadora do curso de Pedagogia da UFPB; e Marlene Helena de Oliveira França, do DEMI da UFPB.

Já na parte da tarde, às 13h30, a sessão coordenada com o tema - “A Psicopedagogia na instituição hospitalar”, com as participações da doutora Janine Marta Coelho Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação; e a professora Tania Lucia de A. Coleta, da UFPB; com a coordenação do professor Silvestre Coelho, também da UFPB.

As atividades serão encerradas às 14h30, com apresentação das Comunicações Orais com a coordenação das professoras da UFPB: Maria Deborah Cabral de Sousa e Marcia P. de Oliveira. Às 18h, final dos eventos.

As inscrições para os eventos podem ser feitas pelo e-mail gepad2013@hotmail.com. A programação oficial se encontra no endereço eletrônico www.gepad2013.wix.com/seminario-nacional.

Informações e esclarecimentos pelo telefone: (83) 9639-6250; ou pelo endereço eletrônico www.gepad2013.wix.com/seminario-nacional.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo