Experiência em gestão de resíduos sólidos da UFPB será apresentada em Rondônia

A experiência em Gestão de Resíduos Sólidos da Paraíba, desenvolvida na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participará do 1º Fórum de Lixo e Cidadania do Estado de Rondônia. O evento será realizado desta terça-feira (3) até sábado (7), em Porto Velho.

O trabalho desenvolvido pelo servidor da UFPB Tarcisio Valério da Costa faz parte do programa de extensão “UFPB no seu Município”, da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), voltado para a organização da sociedade civil em diversos segmentos, através de uma metodologia participativa e de autogestão.

Segundo Tarcísio, este trabalho com os catadores já foi elogiado, em 2011, no município paraibano de Sertãozinho com o prêmio “Selo Cidade Cidadã” concedido aos municípios que apresentaram as melhores experiências no manejo de resíduos sólidos (lixo), concedido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano/CDU da Câmara dos Deputados. Em 2013, no município de Bonito de Santa Fé, recebeu o prêmio “Cidade Pró Catador”, concedido pelas práticas municipais que contribuam à  implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores (PNRS), promovido pela secretaria-geral da Presidência da República.

De acordo com a analista ambiental, Izabel Cristina da Silva, que é coordenadora geral do Fórum, “a proposta é desenvolver ações para viabilizar a implantação da coleta seletiva lixo nos bairros da Capital de Rondônia, bem como a organização social dos catadores e sensibilização da comunidade, priorizando a educação ambiental e a ocupação, além da geração de renda por meio da inclusão social”. O fórum  é uma realização da Associação dos Catadores dos Materiais Recicláveis de Porto Velho (Asprovel), Instituto Babaçu da Amazônia e Secretaria Municipal de Serviços Básicos – Semusb/Prefeitura de Porto Velho, dentre outras entidades parceiras.

Outras informações sobre o evento na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac), no prédio da Reitoria, ou pelo telefone (83)3216-7990.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo