Exposição “Andruchak Geometricismo Contemporâneo” acontece no NAC

A partir desta quinta-feira (14), o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebem a exposição “Andruchak Geometricismo Contemporâneo” do artista Marcos Andruchak. A abertura acontece  às 19h, nos Salões de Exposição do NAC , na Rua das Trincheiras, Centro.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), Coordenação de Extensão Cultural (COEX), por meio do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), com coordenação da professora Aluízia Márcia em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A mostra reúne 20 telas, onde o artista exibe uma linha de construção que busca a geometria das formas. As telas são trabalhadas a partir da estruturação simplificada dos elementos de composição, acrescidos de características individuais, mas que no conjunto solidificam a linguagem. São descontinuidades, manchas, traços e multicoloridos e de espessuras variadas, bem como arabescos e desconstruções.

A exposição estará aberta à visitação de 15 deste mês até o dia 18 de junho, no horário das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. O NAC está localizado na Rua das Trincheiras nº 275 no Centro.

Sobre o artista

Brasileiro nascido no Paraná, Marcos Andruchak começou na arte muito cedo. Desenvolveu retratos em grafite, pintura em óleo e acrílico, além de diversas outras experimentações. Fez doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e mantém-se envolvido em vários projetos acadêmicos. Como professor de arte e arte digital na Universidade, viu seu trabalho de pintura percorrer diversos países em todo o mundo (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Espanha, Japão, Alemanha, Suíça e Holanda) onde procurou sempre uma representação simples da arte brasileira através de cores e formas geometricistas peculiares, únicas em seu estilo.

Sua pintura busca mostrar o imaginário de situações reais, surreais ou abstratas, procurando sempre um estilo único, próprio, inspirado em tudo que considera atraente, desde pinturas, texturas, rabiscos e o estudo das cores que melhor se apliquem a cada grafismo que produz.

Outras informações no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB na Rua das Trincheiras ou pelo telefone (83) 3221-9630.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo