Exposição mostra uma pesquisa documental abordando a camuflagem

ImprimirImprimir

A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta a exposição individual “Camuflagem” com trabalhos de Willian Macêdo e curadoria de Robson Xavier. A abertura será nesta quinta-feira (13), às 17h, na Pinacoteca UFPB, térreo da Biblioteca Central, Campus de João Pessoa.  A exposição permanece até o dia 11 de novembro, no horário das 8h às 20h.

 

Willian Macêdo, graduado em Artes Visuais pela UFPB, nesta exposição apresenta um recorte da experimentação desenvolvida pelo artista como trabalho final de curso.

 

A obra do artista usa a camuflagem que é um recurso presente na natureza por diversos animais os quais utilizam a homocromia ou mimetismo modificando a aparência externa do seu corpo via modificação pigmental para se confundir com o ambiente e/ou a homotipia, quando o corpo apresenta a aparência de elementos presentes em determinado contexto ambiental. Os seres humanos utilizam desde a mais remota antiguidade o recurso da camuflagem, como no uso de roupas e acessórios camuflados pelas forças armadas ou a anamorfose (deformação visual das imagens) utilizada desde o período medieval na produção de imagens.

 

“Após uma pesquisa documental e imagética, Willian Macêdo fez o levantamento de diversos artistas contemporâneos que trabalham com camuflagem em suas poéticas, passando a incorporar a ‘pintura corporal’ e a ‘fotografia digital’ por meio da ilusão ótica em seus próprios trabalhos. Sua poética em processo demonstra um potencial considerável como pesquisa em artes visuais, descrita no TCC ‘camuflagem na arte contemporânea: meios e processos’ defendido em 2016 na UFPB”, opina o curador da exposição Robson Xavier.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: