Fórum de Mulheres reúne-se com reitora em exercício

ImprimirImprimir

Buscar um diálogo para a garantia dos direitos das mulheres na UFPB. Essa foi a tônica da reunião entre representantes do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB e a reitora em exercício, Bernardina Freire, realizada na manhã de 10 de agosto.

 

As representantes da comissão, que é formada por servidoras e alunas da UFPB, apresentaram pauta com diversas reivindicações do Fórum para serem debatidas e encaminhadas pela reitoria da universidade.

 

A professora do curso de serviço social Nívia Pereira destacou algumas questões que já haviam sido discutidas anteriormente com a reitoria. Uma delas é a criação de um espaço institucional de acolhimento a mulheres em situação de violência na UFPB. O local deve contar com uma equipe técnica responsável pelos encaminhamentos necessários, como, por exemplo, solicitar abertura de processos administrativos para julgar casos de denúncias de violências cometidas no âmbito da instituição.

 

“Outra pauta fundamental foi a discussão da inserção de uma representante do Fórum na Comissão de Direitos Humanos da UFPB. Sobre este assunto, os encaminhamentos e discussão ainda estão em andamento”, explicou Nívia Pereira.

 

Parceria

 

“Temos mantido um diálogo constante, respeitoso, que acena contrário a qualquer tipo de ação misógina, homofóbica e transfóbica na universidade”, afirmou Bernardina Freire. “A gestão entende que receber o Fórum é uma condição sine qua non para a construção de uma sociedade mais justa. Temos atenção especial para as demandas referentes às mulheres da UFPB”, completou.

 

Nívia Pereira também comentou sobre a interlocução estabelecida. “Avaliamos que a gestão revela interesse em debater as pautas do Fórum, o que viabiliza um processo de construção, respeitando a autonomia do espaço auto-organizado que é o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB”.

 

As reuniões entre a comissão do Fórum e a reitoria devem ocorrer mensalmente, conforme calendário acordado entre as partes. Do encontro participaram, ainda, a professora Gisele Rocha, a servidora técnico-administrativa Lourdes Teixeira e a discente Juciane de Gregori.

Fonte: 
ACS | Lis Lemos
Compartilhar: