Fórum discutirá o papel das universidades na promoção do desenvolvimento sustentável

O Fórum “A Universidade na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável” discutirá a atuação das instituições de ensino superior e seu papel, enquanto local privilegiado de produção e promoção de conhecimento, na superação dos problemas sociais e ambientais da sociedade. O evento, destinado à comunidade universitária, será realizado em 8 de maio, das 9 às 18 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local, antes do início do fórum. Haverá emissão de certificado.

Essa é a primeira ação promovida pelo Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) como representante da universidade no Movimento “2022 - O Brasil que Queremos”. O movimento é uma iniciativa da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a organização não-governamental brasileira União Planetária, que congrega diversas instituições e tem o objetivo de sugerir metas para o fortalecimento de uma sociedade brasileira, a serem alcançadas até 2022, ano em que se comemorará o 2º Centenário da Independência do País.

O presidente da União Planetária, Ulysses Reidel, fará a conferência de abertura do fórum, sobre a importância da atuação das universidades na superação dos problemas humanos. Em seguida, a professora colaboradora da UFPB Maria Gorete de Figueiredo proferirá palestra sobre o IDEP sob a perspectiva do desenvolvimento da Paraíba. Na parte da tarde, o docente do Departamento de Economia da UFPB e coordenador da Rede Plades - Nordeste, Paulo Cavalcanti Filho, apresentará o Observatório de Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Paraíba e gerenciará oficina a respeito das Câmaras Programáticas do Núcleo Estadual dos APLs (NEAPL-PB).

“Com este fórum, desejamos, inicialmente, difundir as iniciativas da Agenda Brasil 2022 e do IDEP. É imprescindível que professores, técnicos-administrativos e alunos, entre outros públicos, compareçam ao evento, sobretudo aqueles que fazem parte dos institutos de pesquisa, porque são esses órgãos que dispõem da produção cientifica que fomenta ideias e práticas sustentáveis no âmbito da universidade”, convoca o assessor do IDEP e professor aposentado do Centro de Educação (CE) da UFPB Severino Elias Sobrinho.

Confira, abaixo, a programação.

9h00 - Solenidade de Abertura

9h30 - Conferência - A Essencial Atuação das Universidades na Superação dos Problemas Humanos | Dr. Ulysses Reidel (Presidente da União Planetária)

10h30 - Debate

10h45 - Palestra - O IDEP na Perspectiva do Desenvolvimento da Paraíba | Dra. Maria Gorete de Figueiredo (MCTI/UFPB/IDEP)