Fórum em Campina Grande aborda a escrita de sinais

ImprimirImprimir

O “Primeiro Fórum de Escrita da Língua de Sinais da Paraíba (FELSPB)” acontece no dia 20 de outubro, em Campina Grande. O evento, que tem como tema “Escrita de Sinais em pauta: primeiras discussões”, é organizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Campina Grande.

 

Logo pela manhã, às 9h após o credenciamento dos participantes, haverá a mesa de abertura com pronunciamentos da Direção Geral, Direção de Desenvolvimento de Ensino e Coordenação de Linguagens e Códigos do IFPB e professores de Libras da UFPB e IFPB. Na sequência, às 9h30, apresentação cultural.

 

Já a palestra às 9h45 será ministrada pela especialista em Libras e professora da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, que vai abordar o tema: “A importância da escrita de sinais para a comunidade surda”.

 

No período da tarde, a partir das 13h, ocorrerão os minicursos sobre os seguintes temas: Introdução à escrita de sinais; Produção textual em escrita de sinais e Gramática de Libras na escrita de sinais. Às 15h40 ocorrerá a socialização das discussões. O encerramento está previsto para as 17h.

 

Os objetivos deste Fórum são os seguintes: Fomentar a escrita de sinais no Estado da Paraíba; Contribuir para a valorização da escrita de sinais e traçar um panorama do trabalho com a escrita de sinais da Paraíba.

 

Língua de sinais

 

A escrita da língua de sinais contribui positivamente em vários contextos: para o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda por meio do pensamento metalinguístico; para a difusão da Libras e da cultura surda por meio de produções culturais escritas; para o ouvinte que quer aprender Libras tanto para a comunicação, quanto para trilhar um caminho profissional nessa área. Dessa forma, faz-se necessária a criação de espaços de discussão para conhecimento e reflexão sobre esse registro dos sinais e suas possibilidades de contribuição com a comunidade surda.

 

Outras informações no endereço eletrônico https://eventoslspb.wixsite.com/1felspb; ou pelo e-mail: eventoslspb@gmail.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: