Fórum Universitário é aberto com palestra de Miguel Nicolelis

O Fórum Universitário 2013 da UFPB foi aberto na noite desta segunda-feira (25), com a palestra do neurocientista Miguel Nicolelis, no auditório da Reitoria da UFPB.

O Coordenador do Fórum Universitário da UFPB, professor Iedo Fontes fez a abertura do evento ressaltando a importância do resgate do Fórum que não era realizado há seis anos. Em sua fala o professor Iedo destacou a vinda, para João Pessoa, do neurocientista brasileiro que hoje tem sua atuação reconhecida em todo o mundo. “Temos que lutar por uma Universidade comprometida com a sociedade. A presença do Dr. Nicolelis, hoje na UFPB e a reinstalação do Fórum Universitário refletem a preocupação e o compromisso da nova gestão para com a nossa instituição”, disse.

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz fez um breve discurso dando como, oficialmente, iniciado o Fórum Universitário 2013. Margareth saudou a plateia formada por alunos, servidores da instituição e pessoas de outros municípios que vieram assistir a palestra do neurocientista, e falou da emoção em abrir o Fórum com a presença do professor Nicolelis. “É uma honra para UFPB, receber o premiado e internacionalmente reconhecido, brasileiro Dr. Miguel Ângelo Laporta Nicolelis”, afirmou. Citando o livro Muito Além do Nosso Eu, de autoria de Nicolelis, a professor Margareth disse que “se a palavra milagre não tivesse sido apropriada, indevidamente, por outro ramo de negócios, acredito que a sociedade deveria licenciar o termo para uso exclusivo da neurociência ao relatar as maravilhas que brotam do trabalho rotineiro de nossos circuitos neurais”.

Em seguida Miguel Nicolelis começou sua palestra com o tema “A Ciência como Agente de Transformação Social”. O professor Nicolelis mostrou o trabalho que desenvolve nos municípios de Natal e Macaíba, no Rio Grande do Norte, com o apoio de outros cientistas do Brasil e do mundo. Em Natal funciona uma unidade da Escola Alfredo J. Monteverde que disponibiliza seis oficinas nas áreas de Ciência e Tecnologia, Robótica, História, Química, Biologia, Física, Ciência e Arte para 600 alunos. A unidade de Macaíba conta com oficinas de Ciência e Tecnologia, Ciência e Arte, Ciência e Identidade e Ciência e Movimento que proporcionam o conhecimento científico para 400 alunos do município. Todo ensino é gratuito e dirigido unicamente a alunos de escolas públicas.

Durante sua fala, Nicolelis ressaltou as pesquisas desenvolvidas em todo o mundo com o Cérebro, mais especificamente a que ele desenvolve mapeando a comunicação entre cérebros de macacos no laboratório da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Esse experimento está reunindo dados para o desafio que o próprio cientista estipulou para, na Copa de 2014 no Brasil, fazer um adolescente paraplégico levantar-se de uma cadeira de rodas, caminhar até o centro do campo e dar o primeiro chute da competição.

O adolescente receberá uma vestimenta batizada de exoesqueleto, o qual reproduzirá as ondas elétricas do cérebro do paciente levando-o até o centro do campo.

O professor, ao final da palestra, disse que “se sentia muito emocionado em abrir o Fórum Universitário, aqui na Paraíba, após tantos anos desativado”.

A palestra foi encerrada com a participação da plateia que pode fazer perguntas ao professor Miguel Nicolelis. No final, o neurocientista, saindo da programação prevista para o Fórum e a pedido de muitos presentes, fez uma sessão de autógrafos.

Ascom Reitoria - Bob Vagner