Fórum Universitário realiza palestra com diretor do CNPq

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza através do Fórum Universitário conferência com o professor doutor Marcos Formiga, que estará palestrando sobre “A política do governo federal para cursos de graduação e pós-graduação no exterior (100 mil bolsas)”. O evento acontece hoje, às 19h, no Auditório da Reitoria, Campus I.

Segundo o professor Iedo Fontes, coordenado do Fórum Universitário, o Governo Federal está preparando a criação de um programa que irá oferecer 100 mil bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação que desejem realizar cursos no exterior. Os critérios para concessão da bolsa ainda estão para ser definidos. Mais de cem mil estudantes brasileiros devem receber bolsas do Governo Federal para estudar fora do país até 2015. Uma das principais preocupações é com o conhecimento de inglês dos alunos.

O programa oferece diferentes tipos de apoio para que estudantes de graduação e pós-graduação atinjam o nível de proficiência na língua.

Reativado na gestão da Reitora Margareth Diniz, o Fórum Universitário da UFPB recebe neste evento o Dr. Marcos Formiga que é diretor de relações internacionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Currículo

Marcos Formiga é graduado e pós-graduado em Economia (UFPe) e em Políticas de Ciência e Tecnologia (Universidade de Londres). Atua há quase três décadas em áreas de Economia Regional e Educação Internacional, C&T e Educação Aberta e a Distância. Recentemente, no Sistema CNI/SENAI/IEL coordenou estudos e análises que resultaram em contribuições da Indústria à Reforma da Educação Superior (2005) e à Modernização e Inovação de Engenharia (2006); ambos publicados pela CNI.

Atualmente é professor da Universidade de Brasília (CEAM/UnB) e Diretor Presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para Desenvolvimento.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)