Fabiana Moraes encerra seminário sobre jornalismo no CCTA

Termina, nesta quinta-feira (10), o Seminário Narratividade e Subjetividade na Produção Jornalística de Fabiana Moraes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. O evento, que está sendo realizado na Sala de Reuniões do CCTA, Campus de João Pessoa, terá início às 14 horas.

“Narrativas jornalísticas e subjetividade na contemporaneidade” é o tema da palestra de encerramento, que será proferida pela premiadíssima Fabiana Moraes (foto), repórter especial do Jornal do Commercio (PE). Às 15h, haverá uma mesa-redonda com professores e jornalistas convidados para comentar sobre o tema proposto. Às 16h, será aberta a oportunidade para perguntas do público à mesa e à palestrante. O encerramento está previsto para as 17h.

Fabiana Moraes é mestre em Comunicação e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela ganhou três Prêmios Esso: de Jornalismo, por Os sertões – Um livro-reportagem, em 2009; Regional Nordeste, por A vida de mambembe, em 2007; e de Reportagem, pela série O nascimento de Joicy, em 2011. Dentre outros livros, a jornalista é autora de Nabuco em Pretos e Brancos (Editora Massangana/Fundaj), inspirado na reportagem especial Joaquim Nabuco.

Sobre o seminário

A realização do Seminário Narratividade e Subjetividade na Produção Jornalística de Fernanda Moraes fecha a programação letiva da disciplina Técnicas, Linguagens e Ambiências Jornalísticas, do Mestrado Profissional em Jornalismo, ministrada pelo professor Luiz Custódio. Ao longo do semestre, houve palestras com jornalistas convidados, como Wendel Rodrigues, Laerte Cerqueira e Herbert Araújo.

Na abertura do evento, ocorrida nesta quarta-feira (9), a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB, professora Sandra Moura, falou sobre a importância, para o PPJ, da promoção de eventos de cunho jornalístico para obtenção do reconhecimento qualitativo do Mestrado de Jornalismo Profissional junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Segundo ela, este é um dos principais critérios de qualidade cobrados pela Capes.

Logo em seguida, tiveram início as apresentações de trabalhos dos alunos do Mestrado, todos analisando a obra da jornalista Fabiana Moraes. A aluna Bruna Fernandes fez uma abordagem sobre O Clube dos Corações Partidos; Camila Alves (Casa Grande e Senzala); Érika Bruna, Mayara Chaves e Sérgio Montenegro (O nascimento de Joyce), Rafael Melo e Emerson Saraiva (A vida Mabembe); Bruna Vieira, Costa Filho, Emmanuela Cristine, José Newton e Kiara Fialho (A história de mim); Giuliana Queiroz e Maria Ferreira (Onde está você agora); e Edileusa Martins, Elvis Guimarães, José Cavalcanti Neto e Verônica Rufino (Nabuco em pretos e brancos).

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho