Fapesq e Capes oferecem bolsas para mestrado e doutorado na Paraíba

O governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq), firmou parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para concessão de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação do Estado. A previsão é de um investimento de R$ 32 milhões.

A celebração do convênio, junto com o lançamento do primeiro edital de bolsas, aconteceu em 2 de setembro, no salão nobre do Palácio da Redenção. A reitora da UFPB Margareth Diniz elogiou o apoio da Fapesq. Em seu discurso, afirmou que formar mestres e doutores é de grande relevância para o crescimento da pesquisa e a inovação tecnológica no Estado. “Ao longo de anos, vimos uma distância enorme na quantidade de mestres e doutores formados na Paraíba em relação a outros Estados do Sudeste, por exemplo. A UFPB é uma das instituições mais procuradas pelos interessados em pós-graduação e é uma satisfação acadêmica enorme participar desta solenidade”, frisou Margareth Diniz.

A reitora foi à cerimônia acompanhada pelo pró-reitor de pós-graduação e pesquisa Isac Medeiros, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) João Marcelo Alves Macedo e pelo coordenador de inovação tecnológica Petrônio Athayde Filho, todos da UFPB. Para o pró-reitor, a iniciativa da fundação estadual é importante diante da recente redução na quantidade nacional de bolsas oferecidas pela Capes.

Sobre as bolsas

Inicialmente serão ofertadas 94 bolsas de mestrado e 104 de doutorado para vigência a partir de março de 2017. De acordo com o edital, o valor da bolsa de mestrado é R$ 1.500 e a de doutorado R$ 2.200, com duração máxima de 24 e de 48 meses respectivamente.

Poderão candidatar-se todos os programas de pós-graduação do Estado, a partir de 3 de outubro. Para isso, os proponentes serão os coordenadores de programas ou de cursos de pós-graduação e deverão estar cadastrados junto à Fapesq até a data limite de submissão da proposta. O pró-reitor Isac de Medeiros informa que, nos próximos dias, a PRPG orientará os coordenadores de programas de pós-graduação da UFPB sobre o edital.

O edital n. 003/2016 - Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado Acadêmico está disponível no link: http://fapesq.rpp.br/editais-abertos/edital-de-bolsas-capes-fapesq-para-pos-graduacao.

Agência de Notícias da UFPB - com ACS/UFPB e Secom/PB