Fausto Neto recebe título de Doutor Honoris Causa na UFPB

A solenidade presidida pelo vice-reitor Eduardo Rabenhorst acontece nesta quinta-feira(31),  às 19h,  no Cine Aruanda, localizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I. A proposta de concessão foi apresentada pelo professor Pedro Nunes Filho e aprovada pelo Conselho Universitário

A Universidade Federal do Paraíba realiza, nesta quinta-feira (31), a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Doutor em Comunicação e um dos fundadores do curso de Jornalismo da UFPB, Antonio Fausto Neto. A honraria mais importante da universidade será entregue no Cine Aruanda, às 19h, localizado no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) no Campus I, em solenidade presidida pelo vice-reitor Eduardo Rabenhorst.

A proposta de concessão foi apresentada pelo professor do curso de Comunicação, Pedro Nunes Filho e aprovada pelo Conselho Universitário, em reconhecimento a contribuição acadêmica do homenageado que muito colaborou com a instituição e foi fundador do curso de Comunicação Social no ano de 1977.

Para Pedro Nunes, o professor Fausto Neto tem uma vasta trajetória e destacada contribuição de caráter intelectual, científico e social ao curso de Habilitação Jornalismo, e a Programas de Pós-Graduação.

“Antonio Fausto Neto tem uma extraordinária atuação no âmbito do ensino, pesquisa, pós-graduação e administração em diferentes universidades, entre estas a UFPB, no período de 1977 a 1999, quando fez parte do curso de Comunicação, incrementando qualitativamente as ações de ensino em um curso recém-criado”, destaca Pedro Nunes.

Doutor Honoris Causa, em português, significa causa nobre e é entregue em reconhecimento a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

O homenageado

Antônio Fausto Neto é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) - (1972), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L’information – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ – RJ (1990). Pesquisador 1A do CNPq; ex-membro do Comitê Científico do CNPq (área de comunicação); consultor ad hoc: CAPES, CNPq, Fundação Carlos Chagas. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); professor da Unifra; ex-professor nas: UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Co-fundador da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO (2009).

Autor dos livros: Mortes em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo os sentidos (2001); Lula Presidente – Televisão e política na campanha eleitoral (2003); Os mundos das mídias (2004); Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos (2010). Coordena atualmente a execução da pesquisa “Mutações nos processos de noticiabilidade: novas estratégias de enunciação do discurso jornalístico”- CNPq/Unisinos

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo