Feira de Engenharia Elétrica mostra projetos de estudantes

Evento envolve escolas de ensino médio de João Pessoa das redes pública e privada, orientadas por alunos da UFPB a desenvolverem projetos tecnológicos

A Praça do Ambiente de Professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB), no Campus I, em João Pessoa, será palco da 1ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB no dia 17 deste mês, das 9h às 17h. Desde agosto deste ano, estudantes selecionados de diversas escolas de nível médio de João Pessoa, das redes privada e pública, desenvolvem projetos tecnológicos sob orientação direta de estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPB.

Alguns desses projetos são: Robô Criado do Lixo, Estacionamento Vertical Automatizado, Robô Explorador para Mapeamento de Lugares, Controle de Aparelhos Domésticos através de uma Central Microcontroladora, Controle Automático de Painel Solar, Simulador da Posição do Sol, Implementação de um Sistema de Casas Inteligentes e Sistema de Geração Termo solar.

“Os melhores trabalhos receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros prêmios e certificados. Na feira, também serão expostos trabalhos de Demonstração Científica e Tecnológica realizados por estudantes de Engenharia Elétrica da UFPB”, informa o coordenador da mostra, professor Cleonilson Protásio de Souza.

O coordenador revela, ainda, que os quatro melhores trabalhos dos alunos do ensino médio selecionados no evento no CT irão participar diretamente das finais da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (http://febrace.org.br) que acontecerá de 13 a 15 de março de 2012 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Ele acrescenta que o objetivo da Feira é motivar alunos do ensino médio a fazerem cursos de engenharia, repassando-lhes o conhecimento das diversas atividades que os estudantes de Engenharia Elétrica se deparam no decorrer do curso de graduação.

O curso

Atualmente contando com cerca de 150 alunos matriculados, o curso de Engenharia Elétrica da UFPB teve início em 2008, no Campus I. Além de cursarem disciplinas visando formação com ênfases em Eletrônica, Automação e Controle Industrial ou Sistema de Potência, os estudantes participam de projetos de pesquisas com bolsas de Iniciação Científica, Projetos de Inovação Tecnológica interagindo com a indústria local e intercâmbio no exterior, entre outras atividades acadêmicas.

Todos os professores do curso são pós-graduados, a grande maioria com doutorado e realizando pesquisas com grandes centros nacionais e internacionais. “Por sua excelência, em 2010 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) autorizou a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPB e, com isso, os alunos ganharam mais motivação para a realização de estudos e pesquisas avançadas”, concluiu o coordenador da Feira.

Mais informações no endereço www.feiradeeletrica.com. ou pelo telefone (83) 3216-7373.

Agência de Notícias da UFPB/ Com Ascom CT