Feira de Engenharia Elétrica tem palestras e experimentos para alunos

Desta sexta-feira (13) até domingo (15), o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Campus de João Pessoa, promovem a “3ª edição da Feira de Engenharia Elétrica (FEE)”.

A FEE será realizada das 14h às 20h, nos três dias, na Estação Ciência Cabo Branco, Ponta do Seixas em João Pessoa, com entrada gratuita. O evento tem como principal objetivo destacar alunos brilhantes do ensino médio, através da realização de experimentos científicos e tecnológicos. A feira envolve também escolas de ensino médio de João Pessoa das redes pública e privada, orientadas por alunos da UFPB e do IFPB a desenvolverem projetos tecnológicos.

Nesta edição, estão disponíveis quatro linhas de pesquisa: Robótica, Eletrônica, Domótica (Automação Residencial) e Energias Renováveis. Os alunos inscritos podem formar equipes com até 4 integrantes, para serem coordenados por até 2 graduandos.

Alguns desses projetos são: Identificador de cores para deficientes visuais; Robô Antibomba; Granja para criação de aves sustentável com auxílio de domótica; Medição da potência consumida por aparelhos domésticos na tomada; Produzir Hidrogênio por Energia Solar; dentre outros.

Segundo o coordenador da mostra, professor Euler Cássio Tavares de Macêdo, do Departamento de Engenharia Elétrica, os melhores trabalhos receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros prêmios e certificados. “Na feira, também serão expostos trabalhos de Demonstração Científica e Tecnológica realizados por estudantes de Engenharia Elétrica da UFPB e do IFPB, além de exposição de alguns patrocinadores, como a Energisa, Datasonic/Keysight e o sistema SENAI”, destaca o coordenador.

O coordenador revela, ainda, que o melhor trabalho dos alunos do ensino médio selecionado no evento irá participar diretamente das finais da  Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) - http://febrace.org.br, que acontecerá de 15 a 17 de março de 2016 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Por fim, ele revela que a intenção da Feira é motivar alunos do ensino médio a fazerem cursos de engenharia, repassando-lhes o conhecimento das diversas atividades que os estudantes de Engenharia Elétrica se deparam no decorrer do curso de graduação.

Outras informações e detalhes no endereço www.fee2015.com; ou pelo telefone (83) 98811-9590.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo