Festival de coros recebe representantes de todas as regiões

UFPB será o palco de apresentações de 42 grupos, entre infantis, adultos e Melhor Idade; cerca de duas mil vozes estarão reunidas nos 4 dias de evento

No período de 30 deste mês até 2 de novembro João Pessoa será a capital do canto Coral. O XI Festival Paraibano de Coros - Fepac - evento de caráter nacional, estará recebendo coros dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. A Paraíba será representada por 23 grupos das cidades de João Pessoa, Lucena, Boa Vista e Nova Floresta.

Este ano, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada ao lado do Departamento de Musica, dentro complexo de Edifícios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, será o palco de apresentações de 42 grupos, entre infantis, adultos e Melhor Idade. Cerca de duas mil vozes vão cantar e encantar a plateia, através da arte do canto coral durante os quatro dias de evento. As apresentações oficiais do Fepac vão começar sempre às 18h30, com entrada gratuita.

O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, através do CCTA e Empresa Coteminas, com apoio cultural da D'LUCK Confecções; do escritório de advocacia Mendonça & Crisanto e do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Silveira Arquitetura e Interiores”; e do Programa de Pós Graduação em Música da UFPB (PPGM).

De acordo com o coordenador do Fepac, Eduardo Nóbrega, o festival vai receber ainda o maestro do Coral Globo Rio e professor da UNIRIO, Eduardo Lakschevitz (RJ), para ministrar oficina na Empresa Coteminas para empresários; além do professor Eduardo Fernandes (SP) - regente do CORALUSP e do Coral da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) que ministrará a oficina “Percussão Corporal Aplicada à Música Vocal” para todos os participantes do FEPAC . A oficina acontecerá no Departamento de Música da UFPB, no auditório Geraldo Parente, na quinta-feira (31) e sexta-feira (1/11) das 14h às 17h, e no sábado (2/11) das 9h às 12h. Número limite: 40 vagas.

Eduardo Nóbrega disse ainda que o  Fepac tem a característica de ampliar suas apresentações, cantando em outros lugares. Este ano, o festival estará realizando apresentações paralelas na ADUFPB, na Reitoria da UFPB, Ministério da Fazenda, Empresa Coteminas, D'LUCK Confecções e no Campus da UFPB em Bananeiras. “Essa é uma maneira de interação entre os grupos, além de valorização do trabalho que muitas vezes, os coros passam um ano ensaiando para se apresentarem no FEPAC”.

Confira a programação

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria