Festival de cultura nipônica celebra 120 anos de amizade Brasil-Japão

Acontece deste sábado (19) até o dia 27 deste mês, na Usina Cultural Energisa, o “X Festival do Japão na Paraíba”, uma realização da Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ-PB) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta edição celebra os 120 anos da amizade Japão e Brasil. Neste período será realizada a exposição de kimonos (trajes tradicionais) – trazida pelo Escritório Consular do Japão em Recife, outra parceira desde 2009 – onde crianças e adultos podem desfrutar da estética e representações da cultura nipônica.

Nesta 10ª edição, graças à parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é possível oferecer uma atração musical do Japão. Desta vez, a apresentação inédita no Nordeste da cantora Mariko Nakahira. Vinda de Tóquio, seu repertório inclui canções brasileiras, pois seu trabalho profissional e exemplar é dedicado às entidades beneficentes nipo-brasileiras.

Nos dias 19 e 20 serão realizadas as atividades do festival, incluindo exibição de alguns documentários sobre aspectos da cultura tradicional e moderna, trazidos pelo Escritório Consular. Para a memória dos 120 anos não podia faltar o filme Gaijin 2, de Tizuka Yamazaki (2012), que sintetiza a saga da imigração japonesa no Brasil e do fenômeno dekasegi.

A programação do festival inclui ainda a “X Feira de Origamijampa” que ensina a dobradura da cegonha “Tsuru” nas cores do símbolo dos 120 anos Japão Brasil; haverá a apresentação do coro Hatsuhinode que estreia parte do espetáculo “Canto de (alg)um lugar”, com participação do Jampakoto e Engenho Imaginário. Trata-se de um repertório composto por três séries: “entre lugares” (Brasil-Japão), “lugar aquático” e “lugar saudades”, a partir das conexões culturais no tempo presente, dos problemas ecológicos do porvir e sobre um tempo nostálgico.

A ACBJ-PB surgiu da reunião de descendentes e entusiastas, no final de 2004, com o intuito de cultivar e promover a cultura japonesa e o fruto da sua integração em solo brasileiro. Como consequência de suas atividades, sobretudo do curso de idiomas e atividades musicais, remarca o papel de ponte cultural, contribuindo direta ou indiretamente, na ida de sete jovens para o Japão, desde 2007.

Também constam da programação: palestras, filmes, exposições e oficinas dos grupos locais – de música, origami, ikebana, haikai, bonsai, culinária, mangá, shodô; idioma; artes marciais; concursos karaokê, cosplay, jogos eletrônicos e quiz. Os últimos festivais têm trazido de fora, sobretudo de São Paulo, a oportunidade para o público paraibano apreciar poesia, cerâmica, arquitetura, cerimônia de chá e sonoridades da música tradicional e popular, como os grupos Miwa (koto, shakuhachi e shamisen 2008), Todoroki (de taiko 2012), os cantores Joe Hirata (2009), Kana Aoki e Gabriel A. Prado (2013) e Tsubasa Imamura (2014).

Uma das organizadoras do festival é a professora Alice Lumi Satomi do Programa de Pós-Graduação em Música (Etnomusicologia) do Departamento de Educação Musical da UFPB, Campus I, em João Pessoa.

Mais informações na página: www.acbjpb.org; ou pelos telefones: (83) 99884-1142, 99914-2334.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da ACBJ-PB