Ganhadora do Prêmio Sesc é destaque em Bienal Internacional

Débora Ferraz participa da programação desta bienal do Livro do Agreste nesta segunda-feira (12) e fala sobre “O nordeste urbano e a literatura contemporânea”

Na expectativa pelo lançamento do romance Enquanto Deus Não Está Olhando pela Record, em julho, a escritora Débora Ferraz, estudante do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, participa nesta segunda-feira (12) da 2ª Bienal Internacional do Livro do Agreste, em Garanhuns (PE). A ganhadora do Prêmio Sesc de Literatura 2013/2014 fala sobre “O nordeste urbano e a literatura contemporânea” no auditório da Feira do Livro, às 11h.

Em julho, a escritora viaja para o Rio de Janeiro, onde comparece à cerimônia de entrega do Prêmio Sesc de Literatura na Academia Brasileira de Letras (ABL) junto com o paulista Alexandre M. Rodrigues, autor de Parafilias, vencedor no gênero conto. Os dois estão também na programação da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Rio de Janeiro.

Autora também dos contos de Os Anjos (Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2003), Débora Ferraz já está na fase de escrita do seu segundo romance. Segundo ela, o livro é sobre uma ex-atleta de patinação inline que tem como objetivo de vida tatuar o corpo todo.

A palestra

O urbano é um elemento importante de Enquanto Deus Não Está Olhando, romance de estreia de Débora que trata de Érica, uma aspirante a artista plástica que está em busca do pai, desparecido de um hospital onde foi internado compulsoriamente pela filha. Nascida na capital, Érica viaja ao Sertão para procurar o pai e se depara com suas raízes familiares.

Na palestra, a escritora fala sobre o tema e sobre autores que a influenciaram na construção da geografia nordestina no seu primeiro romance, entre eles Raimundo Carrero, com quem fez uma oficina de criação e que está na programação da Bienal do Agreste.

O evento

Em sua segunda edição, a Bienal Internacional do Agreste é o maior evento de literatura do interior do estado de Pernambuco. Este ano, o evento homenageia o músico Dominguinhos (1941-2013) e tem como principais atrações os escritores Raimundo Carrero, Jessier Quirino, José Teles e Laura Muller. A programação começa nesta sexta-feira (9) e ocorre até o dia 18 de maio. A expectativa é que mais de 200 mil visitantes frequentem os estandes montados na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns.

Contatos pelo e-mail: dferraz19@gmail.com.

Foto: Bruno Vinelli

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria