O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia (GEM) da UFPB lança, na próxima semana, o projeto de extensão UM GRITO POR ELAS: MULHERES DA UFPB CONTRA A VIOLÊNCIA. Plataforma virtual para denúncias anônimas sobre casos silenciados de assédios e violências, explícitas ou simbólicas, ocorridas contra a mulher na UFPB. O evento será aberto ao público e acontecerá na quarta-feira, 27 de julho, às 8h00, no Cine Aruanda (CCTA, campus I).
O lançamento contará com as presenças da reitora Margareth Diniz e de representantes do Estado da Paraíba, da OAB-PB, da ONU Mulheres e do Instituto Avon (veja a programação).
A ideia desenvolvida pelo GEM é a de que, por meio da plataforma, alunas, servidoras e trabalhadoras terceirizadas da UFPB possam contar suas histórias e ter informações sobre seus direitos, órgãos de apoio e medidas protetoras.
Além criar uma rede de denúncias, será possível traçar um mapa do assédio e da violência contra a mulher na instituição, partindo-se da análise dos dados resultantes do projeto, de acordo com a coordenadora do GEM professora Margarete Almeida. O GEM pretende, ainda, apresentar os resultados dessa pesquisa aos gestores da UFPB para subsidiar políticas e ações de gênero. “Queremos promover o diálogo, o fortalecimento dos direitos e a construção de equidade de gênero para novas relações de convivência social”, explica a pesquisadora.
Mais informações estão disponíveis na página www.gemufpb.com.br/umgritoporelas, ou podem ser obtidas pelos contatos:
Jade Vilar, assessora de imprensa - (83) 98868-6020 | jade.vilar@hotmail.com
Margarete Almeida, coordenadora do GEM - (83) 99972-9915