Geografia traz Mantovani, presidente do SOS Mata Atlântica

Participam Mário Mantovani, presidente da SOS Mata Atlântica; Lígia Tavares, secretária municipal do Meio Ambiente, e pelo professor Joel Silva dos Santos

A VI Semana de Geografia, promovida pelo Curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será encerrada nesta sexta-feira (25). Termina com mesa-redonda com participação de Mário Mantovani, presidente da SOS Mata Atlântica; Lígia Tavares, secretária do Meio Ambiente do Município de João Pessoa, e pelo professor Joel Silva dos Santos, da UFPB.

Os três vão debater o tema “Meio Ambiente e Natureza”. A discussão está prevista para ter início às 19 horas. O evento também conta com a participação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-João Pessoa).

O objetivo da Semana é criar um espaço de reflexão sobre a Paraíba e discussões acerca de temas geográficos atuais, além de iniciar e incentivar o corpo discente no desenvolvimento acadêmico, introduzindo-os nesse espaço de interlocução e vivências proporcionadas pela universidade.

Este ano a Semana de Geografia adotou o tema “Geografia(s) em Ação: Discurso e Prática”. O uso do plural em geografia, segundo a comissão organizadora busca significar que, de fato, há várias geografias, enquanto que “discurso e prática” objetiva suscitar o debate destinado a propor que se saia da  mera discussão para a prática.

Sair da simples discussão acerca da reforma agrária para ir vê-la como acontece, in loco, é um exemplo, no setor agrário, do que propõe o tema do evento, conforme as explicações dos seus organizadores. Como seria, na questão ambiental, ir além do discurso participando dos conselhos de meio ambiente.

As atividades programadas para o dia são realizadas no Departamento de Geociência da UFPB. A programação da noite realiza-se no auditório do CCJ. As palestras finais serão proferidas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB (CCJ). Após o encerramento haverá uma atividade cultural. No sábado, como complemento, um grupo de participantes fará atividade de campo, em João Pessoa, sob a orientação do professor Magno Erasto e a professora Araci Farias, ambos da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias