Governamentalidade/Segurança são discutidas em encontro

1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos tem como destaque o professor de Filosofia Política da Universidade de Palermo na Itália, Salvo Vaccaro

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o Departamento de Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em História, com o apoio da CAPES, realizam o 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade & Segurança.O encontro acontece desta terça-feira (13) até esta quinta-feira (15), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tem por objetivo reunir professores e pesquisadores de universidades do país e do exterior com a finalidade de articular um campo de pesquisas que, embora consolidado no exterior, encontra-se pouco desenvolvido no Brasil. O evento também comemora o 30º aniversário da morte de Michel Foucault e dos 50 anos do Golpe Civil-Militar brasileiro.

O professor organizador do encontro, Nildo Avelino, ressalta a importância desse evento para a comunidade acadêmica, não só de todo o Brasil, mas especificamente do Nordeste. “É uma maneira de trazer uma discussão pra cá, e ao mesmo tempo tentar fazer que numa parte desse encontro, exista um espaço de discussão permanente no Nordeste. A discussão aqui na UFPB é quase inexistente”, afirma Nildo.

A proposta do encontro situa-se dentro das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas Anarquistas (GEPAn) que foi criado em julho de 2011 pelo professor Nildo Avelino e desde então vem desenvolvendo pesquisas e palestras relacionadas ao anarquismo, além de ter um foco nos estudos foucaultianos.  O grupo tem a certificação da UFPB e está ligado ao CNPq. É composto por 8 pesquisadores, onde 3 são da UFPB, e os demais são da UEPB e UNICAMP-SP. A participação destes é esporádica e circunstancial.Também integram o grupo, cinco estudantes, onde dois deles são bolsistas, e dois são mestrandos.

Um destaque do encontro vai para o palestrante Salvo Vaccaro, professor de Filosofia Política na Universidade de Palermo (Italia). O professor Nildo Avelino revela a intenção de iniciar uma cooperação internacional do palestrante com a UFPB e o GEPAn. Ele expõe já ter conversado com o professor italiano sobre essa intenção e ter passado para este as exigências institucionais da UFPB. Ele acredita ser provável a efetivação desse acordo, com a presença do professor Vaccaro na UFPB.

Atualmente, o GEPAn está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Memória operária e cultura anarquista na Paraíba (1870-1930)”. A pesquisa recebeu apoio financeiro do CNPq e conta com 2 bolsistas PIBICs, com bolsas concedidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG).

Mais informação sobre o Encontro na página: www.cchla.ufpb.br/estudosfoucaultianos/.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHLA