Governo Federal oferece cursos presenciais para o Ciência sem Fronteiras

Os cursos visam à preparação dos alunos que ainda não têm proficiência na Língua Inglesa.

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu), vai ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em Inglês, como o TOEFL e IELTS.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e que estejam cursando - ou seja, com inscrição ativa - o My English Online - MEO, curso de Inglês online oferecido gratuitamente pelo governo federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se inscreveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais.

Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início, ainda em 2013, aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi). O NucLi é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

OS CURSOS NA UFPB

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Núcleo de Línguas (NucLi) foi implementado pela Assessoria Internacional e conta com a parceria do CCHLA/DLEM, no campus I.
Em 2013, o NucLi da UFPB vai ofertar 360 vagas, com aulas no campus I. As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana no total de quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento on-line.

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site http://isf.mec.gov.br. Quando houver a abertura do sistema de inscrição, as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados.

O IsF

O Programa Inglês sem Fronteiras tem o objetivo de incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ AAI