Governo japonês abre inscrições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Está aberto prazo, até 25 de setembro próximo, para submissão de propostas de pesquisadores ou instituições interessadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto com instituições japonesas no marco do Science and Technology Research Partnership for Sustainable Development (SATREPS).

O SATREPS representa parceria entre a Japan Science and Technology Agency (JST) e a Japan International Cooperation Agency (JICA), que anualmente recebem propostas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de países em desenvolvimento.

A cada ano, a JST, responsável pela seleção final, aprova número limitado de propostas, que são integralmente financiadas pelo governo japonês durante seu período de execução. Exemplo de projeto proposto e aprovado é o "Field Museum" (Museu na Floresta), em execução há alguns anos, oriundo da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade de Quioto.

O SATREPS concede prioridade a projetos que propõem soluções a questões globais sobre temas como Meio Ambiente/Energia, Bio-recursos, Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Saúde e Água (saneamento). O objeto do projeto pode ser específico, mas o estudo deve ser generalizável o suficiente para que o conhecimento, a tecnologia e as práticas geradas sejam aplicáveis a outros países e regiões.

Em relação aos aspectos formais, a instituição proponente deve identificar a contraparte acadêmica japonesa para a parceria no desenvolvimento do projeto. A proposta deve detalhar, na ficha de inscrição, informações como duração prevista, custo estimado e quantitativos referentes a pessoal e equipamentos. Mais informações podem ser encontradas no site https://www.jst.go.jp/global/english/.

Na condição de representante do Ministério das Relações Exteriores, compete à Divisão de Ciência e Tecnologia receber, selecionar e encaminhar ao lado japonês as propostas submetidas, que devem ser encaminhadas para o correio eletrônico dctec@itamaraty.gov.br.

ACS | Rita Ferreira, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.