Governo promove debate sobre políticas para o audiovisual

Objetivo é discutir as políticas do setor audiovisual; palestra será ministrada por Leonardo Rossato do MinC, nesta segunda-feira (29), às 10h, no CCHLA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta nesta  segunda-feira (29) a terceira edição do projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais”. A atividade vai ser realizada no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA), Campus I, a partir das 10h, e terá como tema “Políticas de Inovação, Convergência e Plataforma Audiovisual”.

A palestra vai abordar as políticas da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV-MinC), órgão responsável pela política pública nacional para o segmento, com ações que envolvem as bases do audiovisual brasileiro, bem como diretrizes gerais e metas para o desenvolvimento da produção independente. Dentre as políticas elaboradas pela SAV, estão projetos e programas voltados à formação e capacitação audiovisual, produção, distribuição, exibição, preservação e difusão de conteúdos audiovisuais e cinematográficos brasileiros, respeitadas as diretrizes da política nacional do audiovisual e do Plano Nacional de Cultura.

A atividade terá como debatedor o coordenador de Inovação, Convergência e Plataforma Audiovisual, Leonardo Rossato (MinC). O evento realiza inscrições gratuitas pelo link: http://bit.ly/inscricaoseminariositinerantes.

Leonardo Rossato

Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência em construção de sistemas e políticas públicas culturais, formação de conselheiros e organização de fundos. Participou ativamente da rede de pontos de cultura do Estado de São Paulo nas temáticas da economia solidária, comunicação comunitária, cultura e inclusão digital e software livre. Cineclubista, foi vice-presidente da Federação Paulista de Cineclubes. É curador audiovisual, poeta e atualmente trabalha como Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Criatividade da SAV-MinC.

Política de formação

O projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais” é uma ação que integra o Programa de Formação em Gestão Cultural, realizado pela Secult desde o primeiro semestre de 2011, quando promoveu, por meio de parceria com o Instituto Itaú Cultural, o 1º Curso de Gestão Cultural. Em 2013, os seminários itinerantes devem percorrer as principais cidades da Paraíba com o objetivo de criar e fortalecer as instâncias necessárias no processo de implementação do Plano Estadual de Cultura, com previsão de início para o mês de abril.

Ao término da terceira edição, os participantes vão receber o certificado digital.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria