Grupo de pesquisa da UFPB realiza simpósio sobre Autismo

O TEAprendizagem, grupo de estudo vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (Nesmep) do Centro de Educação (CE) da UFPB, realizará a primeira edição do simpósio intitulado “TEAprendizagem: Rompendo Barreiras”. O evento abordará o Transtorno do Espectro Autista (TEA), englobando diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, nos dias 13 e 14 de novembro, no campus I da UFPB, em João Pessoa.

O objetivo do simpósio é disseminar, na sociedade, conhecimentos a respeito do TEA, que causa, geralmente, dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, problemas de socialização, dificuldade no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O simpósio também tem como meta incentivar a produção de pesquisas e projetos na temática.

O grupo de estudo à frente da organização é coordenado pelas professoras da UFPB Mônica Palitot, Thereza Jácome e Isabella Virgínio. A equipe é composta, ainda, por profissionais de diversas áreas, entre psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, relações públicas, psicopedagogos, pedagogos e estudantes de graduação em Psicopedagogia da universidade.

Simpósio

As inscrições para o "TEAprendizagem: Rompendo Barreiras" estão abertas até o dia 12 e custam R$ 35 para estudantes e R$ 50 para os demais públicos, devendo ser realizadas na página do evento ou pelo e-mail de contato: simposioteaprendizagem@gmail.com. Haverá emissão de certificado.

A abertura ocorrerá no Auditório da Reitoria, com início às 18h do dia 13 de novembro. A programação será desenvolvida no dia 14, a partir das 8h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CSS/UFPB).

A programação pode ser conferida a seguir:

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira