Grupo Meninas na Computação realiza evento no CI nesta sexta-feira

ImprimirImprimir

O Centro de Informática (CI) da UFPB vai receber, nesta sexta-feira (01), diversos grupos de mulheres que têm na tecnologia um interesse em comum. Esse é o tema principal que vai nortear o evento “Mulher Tech Sim Senhor” (http://mulhertechsim.sr/) que será realizado no auditório do CI e que está sendo organizado pelo grupo Meninas na Computação do CI. A coordenação é das professoras Josilene Aires, Giorgia Mattos e Danielle Rousy.

 

A finalidade do “Mulher Tech Sim Senhor”é incentivar a participação feminina na área de Ciência e Tecnologia, particularmente em Computação, além de promover a integração entre estudantes do Centro e de outras universidades. O evento conta também com o apoio dos grupos IT Girls, Women TechMakers e do ramo IEEE feminino do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB).

 

A abertura será às 9h com uma palestra de Ana Lacerda, da Though Works, (https://www.thoughtworks.com/pt/), sobre o tema “Mulheres na Tecnologia”.  Às 10h, a professora do IFPB, Valéria Cavalcanti ministrará um minicurso sobre “Meu primeiro App Android”. A programação da tarde será aberta, às 13h30, com minicurso ofertado por Samiris Araujo, do CI/ UFPB, sobre “Python: primeiros passos”. O encerramento está previsto para as 15h30.

Durante todo o mês de março foram promovidos encontros, palestras, debates e minicursos no IFPB, Unipê e no Campus de Rio Tinto, articulados pelos grupos IT Girls, Women TechMakers e pelo Ramo IEEE feminino do IFPB.

 

Meninas na Computação

 

O projeto surgiu em 2014, através de um edital do CNPq, e vem trabalhando com as alunas de escolas estaduais do ensino médio da Paraíba, visando mostrar que as meninas também são capazes de atuar em Computação. Grande parte das alunas do CI está engajada no projeto e atua também apoiando as demais alunas na superação das dificuldades durante os cursos da área de Informática, ajudando a reduzir a evasão no ensino superior. Link para o projeto https://www.facebook.com/men.comp/.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI
Compartilhar: